Após o governo federal anunciar a privatização de novas rodovias, incluindo a BR-386, lideranças políticas e entidades se mobilizam para ampliar os debates sobre o tema e analisar quais prejuízos as novas praças de cobranças podem trazer para o desenvolvimento da região.
O Vale do Taquari terá o seu custo de transportes ampliado, já que o plano inicial de concessão prevê a implantação de 4 postos de cobrança na 386, entre as cidades de Tio Hugo e Montenegro. Com a proposta de ampliar as discussões sobre o assunto, uma reunião aberta ser assim realizada nesta segunda-feira, 13. O encontro é promovidos pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Ministério Público, Associação de Vereadores do Vale do Taquari, Polícia Rodoviária Federal, Câmara de Indústria e Comércio e Associação de Prefeitos do Vale do Taquari.
Duas audiências serão realizadas para discutir o plano de concessões. No dia 16 em Porto Alegre e outra no dia 23 de fevereiro em Brasília. Entretanto as lideranças regionais buscam, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma audiência no Vale.
A reunião aberta desta segunda-feira ocorre a partir das 9h30min no auditório do prédio 16 da Univates.