Ensino híbrido ganha destaque nas universidades da região

Guilherme Siebeneichler
outubro21/ 2017

As novas demandas do mercado e a diminuição dos financiamentos estudantis, estão ampliado as possibilidades de ensino nas universidades. Um dos pontos chave para a oferta de cursos é o ensino híbrido, que mescla educação a distância, com atividades presenciais, em sala de aula. Na última semana a Univates anunciou a oferta de 13 cursos no modelo online. Já a Unisc se prepara para divulgar mudanças nos cursos consolidados e novas opções sem a necessidade de presença no campus.

As novas opções de ensino, além de oportunizarem o acesso à universidade, com preços mais acessíveis, se adaptam a nova realidade dos estudantes. Exemplo disso é a Uninter, que oferta aulas semipresenciais em Venâncio Aires. Para as universidades regionais o assunto tem exigido reestruturação e melhorias nas instituições.

Conforme o vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne, a nova realidade brasileira exige adaptações. “É um novo modelo e o ensino híbrido tem sido a alternativa inclusive para manter as estruturas educacionais das universidades. A mudança na legislação também não fará distinção entre ensino a distância e presencial, é uma mudança significativa.”

Na Universidade de Santa Cruz do Sul são preparados novos cursos a distância, com anúncio previsto para o mês de dezembro. O pró-reitor de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira, destaca que o ensino híbrido é um aliado dos novos acadêmicos. “Esse novo estudante não quer estar todos os dias na sala de aula. Além da questão econômica, estamos entrando em um novo momento comportamental dos novos estudantes.”

O coordenador de Educação a Distância da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, destaca que as alterações nos métodos de acesso ao ensino superior passam pela qualidade. “Não se comporta mais só um meio de estudo, como o presencial. As tecnologias mudaram e a educação precisa se aliar as ferramentas. Entretanto, a qualidade no ensino, precisa ser sempre o principal ponto na oferta.”

TENDÊNCIA
O Ministério da Educação avalia mudanças em normativas e legislações, prevendo menos rótulos ao ensino a distância. Atualmente, os cursos de graduação com até 20% da carga horária online são considerados presenciais. Porém, a proposta avaliada pelos conselhos federais de ensino é de ampliar os percentuais a distância, sem classificar como EAD.
“Em um futuro muito próximo o ensino superior vai rumar para uma forma de ensino muito mais hibrida. É um novo momento da sociedade e do cotidiano, muito mais do que os aspectos financeiros,” argumenta Brites.

FALA MEC!
O ensino hibrido é um modelo de educação formal, que tem uma metodologia inovadora para as salas de aula: mesclar dois modos de ensino – o online e o offline. O foco dessa nova modalidade é personalizar as ações de aprendizagem e de ensino e preparando quem educa a integrar a tecnologia digital ao currículo escolar. Além disso, as aulas se tornam mais acessíveis, flexíveis, com a possibilidade de horários feitos pelos alunos.

Guilherme Siebeneichler