O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tem a importante função de ampliar a discussão e estimular ações de preservação ambiental. A reflexão sobre o mundo que queremos para esta e para as futuras gerações ganha destaque com iniciativas que estão contribuindo de forma positiva para a conservação do meio ambiente. Exemplo disso é o investimento em usinas solares fotovoltaicas, que destacam o Vale do Rio Pardo no cenário gaúcho e nacional.
Somente a Solled Energia, empresa pioneira em energia solar, fundada em 2011, já instalou mais de 670 microusinas solares nos municípios que fazem parte do Vale do Rio Pardo, gerando uma potência instalada de 12MW (Megawatts) em residências, empresas e entidades. Isso representa em termos ambientais uma redução na emissão de gás carbônico (CO²) de 1.700.000 de quilos. “Este número equivale a uma floresta com mais de 12,6 mil árvores”, destaca a diretora da Solled Energia e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar) no Rio Grande do Sul, Mara Schwengber.
De acordo com os cálculos da SolarView, a maior plataforma integrada para monitoramento da energia solar no Brasil, a potência gerada no Vale do Rio Pardo seria suficiente para fornecer 23,5 milhões de banhos de chuveiro ou ainda manter em funcionamento cerca de 1 milhão de geladeiras. Em termos financeiros, os números também são bastante expressivos: juntas, as usinas representaram uma economia da ordem de R$ 1,1 milhão para os consumidores. “Além de contribuir com o meio ambiente, a produção de energia solar ainda impacta nas contas, reduzindo, em média, em 80% a conta da energia elétrica”, frisa a diretora.
Considerando que o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição no Ranking Nacional da ABSolar de geração de energia solar, com uma potência instalada de 306,9MW, o que corresponde a 13% da produção fotovoltaica do país, o impacto ambiental é ainda muito maior. “É um mercado que ainda tem muito a crescer, principalmente por se tratar de uma energia limpa e renovável, que ao não emitir gases que causam o efeito estufa tem papel fundamental na redução do aquecimento global”, completa Mara.
CRÉDITO: Four Comunicação
Foto: Valdir Kappaunn_VR Fotografias