O nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela, no Vale do Taquari, superou a marca de 30 metros na noite desta quarta-feira, 1º, pela primeira vez desde o começo das medições há um século e meio. O nível supera os das grandes e até então recordes enchentes de 1941 e 2023, quando o Taquari atingiu cotas na casa de 29 metros. Na área urbana de Venâncio Aires a cheia do Arroio Castelhano alcançou cotas de 3m na parte baixa.
A chuvarada que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana causa transtornos e prejuízos em diferentes regiões. São 21 mortes confirmadas pela Defesa Civil, com mais de 20 desaparecidos. O governo do Estado decretou estado de calamidade pública.
Em Venâncio Aires a projeção é de 15 mil pessoas atingidas pelas enchentes. Nos abrigos públicos atualmente são mais de 250 desabrigados alojados nos três espaços instalados pelo município (Linha Mangueirão, Nossa Senhora de Lourdes – Linha Estância Nova e Sercsate, no bairro Santa Tecla).
Para os atendimentos relacionados as enchentes também a Defesa Civil atendendo pelo 9 3505 5953 e Bombeiros pelo 193. A campanha de doações para as vítimas está centralizada nos pavilhões São Sebastião Mártir e a prioridade neste dia são roupas de cama e banho, alimentos e água potável.