Empresas metalúrgicas registram crescimento de 77,59% nas contratações do semestre em Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto16/ 2022

As empresas do ramo de metalurgia em Venâncio Aires registram aquecimento nas contratações no primeiro semestre. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as empresas do ramo tiveram aumento de 77,56% nas contratações com carteira assinada. O saldo no período é de 322 empregos criados. Ao todo em 2022 foram 615 admitidos contra 293 desligamentos.
As indústrias do setor concentram o segundo melhor saldo de empregos gerados no período.

Na liderança estão as indústrias do tabaco, que sozinhas contabilizaram nos seis meses 2.768 empregos criados. No período, entre todos os setores, o saldo de empregos com carteira gerados chegou a 3.306 na cidade.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Venâncio Aires, o resultado é impulsionado por conta dos empregos temporários, para a produção de produtos com foco no período de inverno. “Esse volume ocorre por conta da linha de produção dos fogões a lenha. A tendência é de redução a partir dos resultados de julho, porém a expectativa é de elevação nas contratações gerais de 2022 no setor,” explica o presidente da entidade, Adolfo Celoni da Rosa.

Segundo o dirigente, o crescimento das exportações das empresas do setor também impulsionam o aumento de contratações. “Temos casos de empresas da nossa cidade que dobraram o número de funcionários em três anos. Isso ocorre pelo crescimento do mercado internacional. Essa expansão deve manter o setor entre os principais na geração de empregos no município,” destaca.

ESTADO
No Rio Grande do Sul o setor metalúrgico registra alta de 7,02% nas contratações no primeiro semestre. Em todo o estado o saldo de vagas é de 741 contratos com carteira assinada, segundo o Caged. O estoque de trabalhadores é de 11.292 pessoas. No semestre foram 2.758 admissões, contra 2.017 desligamentos.

Olá Jornal