A Expoagro Afubra 2025 reafirma sua relevância como vitrine do agronegócio gaúcho, reunindo 216 expositores de 89 municípios do Rio Grande do Sul. Dentre eles, seis empreendimentos de Venâncio Aires chamam a atenção pela diversidade e qualidade de seus produtos, demonstrando a força da agricultura familiar local. Participam da edição deste ano da feira: Vegetais Sabores da Querência, Casa do Mel Schwendler, Bolachas Tia Leci, Embutidos Coloniais Tangerinas, Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas e Cutelaria G’Bohn.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, que ocupa uma área de 3.480 metros quadrados, os visitantes podem conferir produtos tradicionais como queijos, embutidos, panificados, doces, geleias, mel, cachaças, vinhos e espumantes. O espaço também conta com infraestrutura de apoio, como câmara fria, sala de manipulação de alimentos e sanitários exclusivos para feirantes e visitantes.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça a importância das feiras como espaço de conexão entre produtores e consumidores. “Elas promovem a valorização da agricultura familiar, possibilitam trocas de experiências e impulsionam a economia local”, afirma o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da SDR, Flávio José Smaniotto.
Com um número crescente de expositores e visitantes, a Expoagro Afubra 2025 se consolida como um dos maiores eventos do setor agroindustrial do Estado, impulsionando a economia e destacando a qualidade dos produtos gaúchos no cenário nacional. O evento também conta com uma programação diversificada, incluindo palestras técnicas, oficinas e demonstrações de inovações para o campo, promovendo conhecimento e novas oportunidades para os participantes.
NÚMEROS
Na edição de 2024 o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expoagro comercializou R$ 1,56 milhão. O valor global foi menor, já que feira teve um dia suspenso por conta de um temporal que atingiu estruturas no parque. No total da feira recebeu 154,5 mil visitantes, com R$ 310 milhões em negócios totais.