A noite do último sábado, 21, será inesquecível para a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo. Com a presença de mais de 800 convidados, entre coordenadores de Núcleos, conselheiros, dirigentes, colaboradores, ex-presidentes, autoridades e imprensa, a cooperativa comemorou seu primeiro século de história, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. A cerimônia, marcada por emoção e homenagens, iniciou com a apresentação do Hino Nacional pela cantora e colaboradora da Sicredi de Rio Pardo, Vanessa Gaedke.
Um vídeo com a história dos 100 anos antecedeu a fala do anfitrião da noite, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry. Emocionado, ele falou sobre a honra e privilégio de representar a grande família da cooperativa. “Falar de 100 anos é difícil. Temos que reverenciar todos que participaram desta história e inspirados pelo passado temos compromisso com o futuro”, destacou o presidente. Neste contexto, Petry enalteceu as iniciativas sociais lideradas pela cooperativa, focadas na educação e formação. “As cooperativas escolares são inspiradoras e enaltecem o ser cooperativo na prática. O Programa União Faz a Vida, em parceria com municípios e entidades que acreditam nesta causa, está preparando o futuro”, frisou. Ele ainda destacou o Fundo Social, criado este ano e que vai beneficiar 100 projetos da região, e a linha de financiamento para geração de energia fotovoltaica. “O cooperativismo é uma ação coletiva e o melhor caminho para um mundo melhor e mais fraterno. Muito obrigado a cada um que deu a sua contribuição”, completou.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados com cartões de prata o ex-presidente Eloy Junges (1974-1976), que também representou seu pai, Pedro Junges, presidente de 1976 a 1987; e os familiares de ex-presidentes: Maria Hoppe Kipper representando seu avô, Felix Hoppe, que foi presidente de 1919 a 1945; Marcelino Hoppe representando seu pai, Edmundo Hoppe (1945); Miriam Faller representando seu pai, Bruno Agnes (1946 a 1961); Carlos Alberto Morch representando seu pai Leopoldo Morsch (1961 a 1968); Carlos Antonio Rech representando seu pai Aloysio Rech (1968 a 1974); Ana Musskopf, representando seu marido Theodoro Musskopf (1987 a 2002); e Elsídio Alvino Frantz, que recebeu como vice-presidente de 2002 a 2011, e também em nome do ex-presidente Mário Kuntz (2002 a 2011).
Também foram reconhecidos, os associados mais antigos Arlindo Manz e Valfredo Mueller, que estavam presentes, e Vilibaldo Pedro Geller, Ivo Sandri e Renato Luiz Mahl, que receberão a distinção posteriormente; e a colaboradora mais antiga, com 33 anos de serviços prestados à cooperativa, Ângela Maria de Borba. As cooperativas coirmãs que integram o Sistema Sicredi e estiveram presentes no evento, também prestaram homenagem à Sicredi VRP, com a entrega de presentes e flores.
CRÉDITO: Four Comunicação