Em agenda na região, ministro da Agricultura entrega máquinas e anuncia apoio ao setor após enchentes

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, desembarcou no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 28. O representante federal esteve em Santa Cruz do Sul, onde criou um gabinete itinerante para ouvir as demandas do setor agrícola do estado e dos prefeitos da região. Durante evento na manhã desta terça, realizou a entrega de equipamentos que vão ajudar na reconstrução do agronegócio gaúcho afetado pela enchente.

Venâncio Aires foi contemplado com um equipamento para ajudar na manutenção de estradas (Foto: Willian Oliveira)

Em coletiva de imprensa, Fávaro, anunciou a criação de um Fundo Garantidor para dar suporte às atividades econômicas afetadas, entre elas a agropecuária. De acordo o ministro, a medida provisória que cria os fundos garantidores deve ser publicada ainda nesta semana pelo presidente Lula. O seu funcionamento e regulamentação serão elaborados em conjunto com os setores. Empresários de todas as atividades terão acesso ao fundo. Para os produtores rurais, o instrumento garantirá recursos para operações de crédito.

“Nestes 30 dias foram feitos muitos anúncios, mas viemos ao Rio Grande do Sul para ouvir as demandas. O Fundo Garantidor permitirá liquidez neste momento de calamidade para o estado, então se faz necessária a participação do poder público garantindo e acreditando no cidadão. Queremos ouvir mais as propostas dos setores envolvidos e ver de que forma o ministério pode ser mais útil nessa reconstrução,” destacou Fávaro.

MÁQUINAS
A cerimônia, realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, formalizou a entrega de 32 máquinas agrícolas da linha amarela, como retroescavadeiras e motoniveladoras, adquiridas com verba de emendas da bancada federal do Estado. Venâncio Aires foi um dos municípios contemplados, com indicação do equipamento feita pelo deputado federal Heitor Schuch.

Guilherme Siebeneichler