As eleições do dia 06 de outubro nas seções eleitorais de Venâncio Aires serão com o novo modelo de urnas eletrônicas. As unidades de registro do voto começaram a ser substituídas em 2022. Naquele pleito nenhuma unidade foi direcionada à 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão. Serão 212 seções eleitorais no pleito deste ano na área de cobertura do cartório eleitoral com sede na Capital do Chimarrão.
As urnas eletrônicas recentes buscam otimizar o processo de votação, são mais rápidas, o modelo de 2022 irá substituir equipamentos fabricados entre os anos de 2009 e 2011.
Segundo o chefe do cartório eleitoral da 93ª Zona, Eduardo Mosman, o processo deverá ser mais ágil durante a votação. “Todos os equipamentos serão do novo modelo, o que deve agilizar ainda mais o processo de votação. O voto seguirá o mesmo processo, só os equipamentos são mais modernos,” comenta.
A previsão é que, nas Eleições Municipais de 2024, 77% das urnas eletrônicas usadas para colher os votos do eleitorado sejam dos modelos 2022 e 2020. Atualmente, o Brasil conta com mais de 153 milhões de pessoas aptas a votar. Com urnas mais modernas, a expectativa é a de que a votação transcorra de maneira ágil, segura e estável. O modelo 2022 conta com as mesmas inovações da urna 2020. Além de processador mais potente – 18 vezes mais rápido que o existente na versão de 2015 –, os novos equipamentos possuem perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e mecanismo de criptografia aprimorado, com o uso de algoritmo do tipo E521 (ou EdDSA), considerado um dos mais apurados do mundo.
FOTO: Divulgação/AI TRERS