Nesta segunda-feira, 04, foi definitivamente especial nesses 12 anos da EFASC, com o retorno das aulas presenciais na Escola Família Agrícola, que paralisou suas atividades na sede do estabelecimento de ensino no dia 16 de março de 2020, ficando apenas com o ensino remoto online nesse período pandêmico. A escola está voltando nesse retorno com a turma do 1º ano, que contou na manhã de segunda-feira com a presença das suas famílias, recepcionados pelos professores e AGEFA – Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas, mantenedora da EFASC, numa manhã formativa.
O atual arranjo de aulas presenciais da escola será de uma turma de estudantes a cada semana (1º ano, 2º ano e dois 3º anos). Iniciando essa semana, desde ontem (04/10) com o 1º ano da EFASC, (31 estudantes). Nas semanas subsequentes desse mês, virão à escola o 2º ano (27 jovens), em seguida o 3º ano (24 estudantes) e na última semana de outubro, o outro 3º ano (22 estudantes). Desta forma sempre haverá uma turma em aula presencial e as demais turmas que estarão em sessão familiar, junto as suas famílias terão aulas online e a outra parte do tempo, exercitarão as atividades práticas na propriedade familiar.
As aulas presenciais já estão acontecendo no auditório da escola, para que os jovens tenham pelo menos um metro de distanciamento entre si. A capacidade de ocupação dos alojamentos e refeitório foram adequadas conforme a metragem necessária para manter o distanciamento social entra os estudantes, num grande esforço coletivo para viabilizar o retorno presencial, tão desejado por todos. Para isso, todas as famílias dos estudantes já vacinaram em pelo menos uma dose, bem como os jovens já encontram-se quase todos vacinados.
Assim será o fechamento desse ano de 2021, mesclando o ensino presencial com atividades remotas e aos poucos a escola vai voltando a sua “normalidade” pedagógica, observando os cuidados sanitários e contando com a colaboração dos seus 104 jovens estudantes em formação de ensino médio, técnico em agricultura e suas famílias, oriundas de 11 municípios da região, além de grupo de monitores, associação mantenedora e os mais de 30 parceiros que seguem apoiando a escola.
CRÉDITO: AI EFASC