Iniciou nesta terça-feira, 03, a partir das 19h no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação para professores das redes de ensino do município sobre a lei que obriga a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileiras nos currículos escolares de todas as redes de ensino do país.
A iniciativa é do Coletivo Agbára RS em parceria com a SME e o tema proposto é ÀMUBÁ: o que aprendemos com a Lei n. 10.639/03?, que completou 15 anos em 2018, mas que ainda tem dificuldades de ser elaborada nos contextos escolares ao longo do ano letivo.
A capacitação ocorrerá em cinco datas, entre os meses de setembro e novembro, sempre à noite, sendo em cada data abordado um eixo. São vinte vagas, com inscrições junto à articuladora e professora Silvania Carvalho. Os encontros serão no auditório da SME, sendo o último encontro a ser realizado na Associação Négo Futebol Clube. Além dos encontros presenciais, é previsto atividades a distância, totalizando 20 horas de capacitação.
O objetivo é habilitar professores para que sejam multiplicadores dentro do contexto escolar a partir da lei. Esta ação é importante pela questão racial ser um assunto transversal, sendo fundamental dialogar sobre todas as dimensões na busca da erradicação da violência provocada pelo racismo existe no Brasil.
Programação:
03/09 – Módulo 1
Eixo: Educação das relações étnico-raciais
17/09 – Módulo 2
Eixo: Questões sociais e os efeitos do racismo
01/10 – Módulo 3
Eixo: Psicologia e educação
29/10 – Módulo 4
Eixo: História africana
19/11 – Módulo 5
Eixo: Recursos e propostas de atividades didáticos – pedagógicos;
CRÉDITO: AI PMVA