Edivilson Brum presta homenagem aos 70 anos da Afubra durante grande expediente da Assembleia Legislativa

Olá Jornal
abril02/ 2025

Nesta terça-feira, 1º de abril, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma sessão especial em homenagem aos 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), celebrados no dia 21 de março. A proposta da homenagem foi do deputado estadual Edivilson Brum (MDB), que destacou a importância da entidade para a agricultura familiar e para o setor do tabaco no Estado.

Durante a sessão, a mesa da presidência foi composta por diversas autoridades, entre elas: Marcílio Drescher, presidente da Afubra; Clair Kuhn, secretário de Agricultura do RS, representando o governador Eduardo Leite (PSDB); Vilson Covatti, secretário de Desenvolvimento Rural do RS; Gilson Becker, presidente da Amprotabaco; Valmor Thesing, presidente do SindiTabaco; Marco Dornelles, coordenador da Expoagro Afubra; e Edson Brum, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

O deputado Edivilson Brum exaltou a trajetória da Afubra, ressaltando que “são sete décadas de história plantadas como desafios, conquistas e, acima de tudo, pelo povo que faz a agricultura familiar.” Para Brum, a associação se tornou um exemplo de organização e representação de um setor fundamental para a economia do Rio Grande do Sul.

O deputado estadual Airton Artus (PDT), de Venâncio Aires, também destacou a relevância da Afubra para a economia do Estado, especialmente no que diz respeito à cadeia produtiva do tabaco. “A Afubra representa a importância econômica e social, e muitas vezes, essa força é pouco reconhecida pelos gestores políticos e governos”, afirmou.

A deputada Kelly Moraes (PL) fez questão de ressaltar a liderança da Afubra na defesa da agricultura familiar, especialmente em relação aos fumicultores. “Reiteramos o nosso agradecimento e reconhecimento na defesa dos nossos fumicultores e aos pioneiros que começaram essa história grandiosa”, disse a parlamentar.

O deputado Marcus Vinícius (PP) também reforçou a importância da Afubra na defesa da agricultura, destacando a relevância da entidade, que representa uma agricultura secular no Rio Grande do Sul e no Brasil. “Desde sua fundação, a Afubra vem realizando a defesa de muitos produtores”, finalizou.
O Grande Expediente é proposto pelos deputados estaduais para a realização de homenagens a entidades públicas e privadas, e busca, antes da sessão ordinária do Parlamento Gaúcho, reconhecer histórias e ações do Rio Grande do Sul.

HISTÓRIA
Desde sua criação, em 1955, Afubra tem sido fundamental para a representação dos agricultores do setor e a garantia de melhores condições para a classe. Um dos grandes diferenciais da Afubra é o sistema mutualista, que oferece segurança aos agricultores em casos de perdas devido a eventos climáticos.

Olá Jornal