Deputados gaúchos comemoraram compromisso do Ministro da Agricultura, Carlos Favaro, em defender a cadeia produtiva do tabaco nas discussões do governo em torno da COP 10 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco). A declaração ocorreu em audiência na tarde desta quarta-feira (18), com comitiva de deputados no Ministério, em Brasília. A convenção será realizada no mês que vem, no Panamá. Os deputados Edivilson Brum (MDB) e Marcus Vinícius (PP) entregaram ao ministro o relatório final da subcomissão que debateu o tema na Assembleia Legislativa. O deputado Rafael Braga (MDB) acompanhou o encontro.
Fávaro recebeu uma comitiva de oito deputados federais, três estaduais e representantes do setor. Eles apresentaram a preocupação com eventuais barreiras contra a produção e o livre comércio. Na audiência, o grupo pediu neutralidade do governo nas discussões sobre os DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes), além da manutenção da posição sobre cultivo e venda. Os demais países que participam da COP têm orientado uma posição de cautela em relação às novas tecnologias do tabaco, focando na elaboração de relatórios sobre a experiência nos mais de 80 países onde foram regulamentadas para melhor entender o impacto e consequências.
“Essa é uma notícia muito importante para o setor que enfrenta um momento de ataques a cultura que é um dos principais produtos de exportação do Rio Grande do Sul e do país”, disse Edivilson. O parlamentar lembrou campanha da Organização Mundial da Saúde contra a produção do tabaco, despreocupada com a importância econômica da cadeia produtiva que tem em sua base mais de 128 mil famílias produtoras.
Participaram da reunião o diretor da Abifumo, Giuseppe Lobo, e membros do conselho; o presidente da Amprotabaco e prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro; os deputados federais gaúchos Alceu Moreira, Covatti Filho, Heitor Schuch, Afonso Hamm e Daniel Trzeciak; de Santa Catarina, Rafael Pezenti; do Paraná, Pedro Lupion e Toninho Wandscheer; além dos deputados estaduais do RS Marcos Vinicius, Edivilson Brum e Rafael Braga.
CRÉDITO: AI Edivilson Brum (MDB)