Doze bairros de Venâncio Aires devem ter desabastecimento de água nesta quinta-feira

Olá Jornal
dezembro16/ 2024

Moradores dos bairros Cidade Alta, Gressler, Xangri-la, Parque do Chimarrão, Bela Vista, Cidade Verde, Brands, Coronel Brito, Macedo, Industrial, Ponte Queimada e Presídio, em Venâncio Aires, devem ter desabastecimento de água na próxima quinta-feira, 19. O sistema de distribuição da região será desligado para que seja realizada a interligação do bombeamento do novo reservatório de 500 mil litros, localizado no bairro Bela Vista.

A interligação será realizada na Rua Visconde do Rio Branco, na madrugada de quinta-feira, para interferir o menos possível no abastecimento de água da região. Porém, como o sistema demora para encher os reservatórios novamente, a estimativa é de que o fornecimento de água seja restabelecido gradualmente até o meio-dia.

O novo reservatório irá ampliar a capacidade de abastecimento na parte alta da cidade, beneficiando cerca de 20 mil moradores dos bairros Santa Tecla, Gressler, Xangri-lá e parte da Cidade Alta. Após a interligação, o reservatório passará por testes até entrar em funcionamento definitivo. A previsão é de que o equipamento esteja em operação até o final do mês.

Universalização

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

CRÉDITO: AI CORSAN/AEGEA

Olá Jornal