A rua Osvaldo Aranha recebe neste domingo, 10, programação especial para marcar os 200 anos da Imigração no Rio Grande do Sul. O bicentenário tem pautado celebrações em todo o Rio Grande do Sul, e marcam celebrações também na Capital do Chimarrão desde o mês de abril. Um desfile está marcado para celebrar a chegada dos primeiros imigrantes ao território gaúcho. A programação inicia às 9h15min e vai reunir grupos de danças, entidades e poder público.
A Comissão Municipal dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil organiza as programações. O grupo participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 04, e realizou o convite oficial. O presidente, Leomar Felten destacou que irão participar do desfile de Venâncio Aires grupos de danças de outras cidades. “Será um momento muito bonito, de cultura e integração, para marcar o bicentenário da imigração. Teremos oito alas no desfile e a participação de grupos de danças do Vale do Rio Pardo e outras cidades do estado.”
O desfile temático germânico terá a participação de autoridades locais, os grupos de danças folclóricas alemãs, Die Schwalben, Frey Und Froh e Grüner Jäger. Integram também a parada pública, a Paróquia Católica São Sebastião Mártir, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, comunidades e associações dos 4°, 5° e 8° Distritos, Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, bonecos Fritz e Frida da Oktoberfest e Grupos Folclóricos do Vale do Rio Pardo. Haverá distribuição de chopp e bandinhas típicas ao vivo durante o desfile.
O desfile será realizado entre as ruas Conde D’Eu e Jacob Becker. O evento terá transmissão ao vivo e contará com bandas, carros alegóricos e a participação de grupos folclóricos de danças alemãs. Após o desfile, será realizado almoço no Pavilhão São Sebastião Mártir.
Após o desfile, a partir das 10h30min haverá culto ecumênico em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Após, a partir das 11h, ocorrem apresentações dos grupos de danças folclóricas. O almoço será servido no pavilhão. O cardápio será galeto, molho, massas, arroz, saladas e cuca. Os cartões antecipados são comercializados com integrantes de grupos de danças ao custo de R$ 30,00. A partir das 12h30min ocorre celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Após, inicia a reunião dançante, com a Banda Kamarillia, Musical Energia, Super Orquestra La Montanara e encerrando, a partir das 19h, a banda Estilo Musical.
200 ANOS
A programação alusiva aos 200 anos da colonização alemã iniciou em 13 de abril, com exposição no Museu de Venâncio Aires e 6º Festival de Danças Alemãs do Grupo Frey Und Froh, na sede da Comunidade São Francisco Xavier. E no dia 17 de novembro, fechando as programações locais, ocorre o evento em comemoração aos 40 anos do Die Schwalben, em Linha 17 de Junho.