A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social continua realizando roteiros de recolhimento de itens para as famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Taquari na localidade de Vila Mariante e arredores no início deste mês.
Muitas pessoas perderam bens materiais, como móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos, e por conta desta necessidade, a Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Habitação, buscou medidas e alternativas para auxiliá-las através de uma campanha de arrecadação de doações. Assim, desde então, tem feito o recolhimento de doações em mais de 150 residências e o repasse destes donativos aos flagelados.
A necessidade maior neste momento é por doações de armários, guarda-roupas, fogão, sofá e geladeira. Na semana passada, o roteiro da cidade terminou, mas caso alguém ainda quiser colaborar com algum item de maior procura, o mesmo será recolhido. Há uma equipe e um caminhão disponível para este trabalho, basta apenas o cidadão entrar em contato com a Secretaria.
Nos próximos dias, a coleta dos donativos deve ser realizada no interior conforme cronograma estabelecido, tendo em vista que pessoas da zona rural também ligaram para a Secretaria e deixaram o endereço na lista do recolhimento.
O Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão, assim como o antigo prédio da Secretaria de Cultura na Rua Osvaldo Aranha esquina com a Rua Reinaldo Schmaedecke, continuam sendo o ponto de coleta e distribuição de itens. No momento há no local cerca de 25 itens, entre colchões, mesas e camas, e que serão levados para Vila Mariante conforme necessidade.
Para quem quiser auxiliar com donativos, pode encaminhar diretamente para o prédio em frente a Biblioteca Municipal ou em caso de móveis é possível ligar para o número (51) 99770-0718 ou 3983-1030 informar o endereço para recolhimento da Secretaria de Habitação.
A campanha para arrecadação dos itens mobilizou toda a comunidade venâncio-airense assim como pessoas de cidades vizinhas e de outras regiões, como de Garibaldi, Mato Leitão, Vale Verde e Estância Velha. Além da solidariedade de quem pode doar, diversos voluntários e servidores do Executivo atuaram em mutirões de recolhimento, separação e entrega de donativos e atendimento de pessoas atingidas pela enchente no 2º Distrito.
CRÉDITO: AI PMVA