Com o objetivo de buscar qualidade alinhando melhores práticas e experiência, a Japan Tobacco International (JTI) oferece orientação agrícola para mais de 11,5 mil produtores rurais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Temas como manejo do solo, reflorestamento, produção de mudas, meio ambiente e combate ao trabalho infantil são levados à lavoura para os produtores rurais parceiros da empresa. A ideia das visitas é levar a mensagem de como produzir os estilos de tabaco desejáveis da melhor maneira possível.
O orientador agrícola Rodrigo Lazzari atua na JTI há cinco anos e meio e, atualmente, presta assistência técnica para 110 produtores de tabaco nos municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Ele explica que o acompanhamento se dá durante todo o processo, desde financiamento de insumos, passando pela semeadura e manejo da lavoura, chegando até o carregamento do tabaco para a comercialização. “No momento estamos na fase de produção de mudas. Nós temos um roteiro a ser seguido, visitas mensais agendadas, mas se o produtor nos liga para solicitar algum auxílio nós aparecemos antes”, comenta Lazzari.
O trabalho do Rodrigo e dos demais orientadores da JTI auxilia os produtores na busca pela melhoria contínua nas propriedades. “Quando um produtor liga e apresenta um problema e nós conseguimos ajudá-lo é uma grande satisfação. Hoje, por exemplo, todos os nossos produtores sabem o estilo de tabaco desejável e isso foi possível por meio das informações que levamos até eles”, conta.
Exemplo no campo
Os produtores Glória Maria Bernardy e João Goettems, da Linha Guabiroba de Arroio do Tigre são um exemplo de que a parceria com a Japan Tobacco International está dando certo. Segundo Glória, uma das principais mudanças em sua propriedade foi em relação ao solo, que apresentava problemas como baixa infiltração de água e estrutura degradada. Ela conta que o tabaco ali plantado não se desenvolvia bem e a produção era escassa, causando prejuízos na colheita e na renda da família. “O nosso orientador da JTI nos ajudou bastante com o trabalho de descompactação do solo. Na produção de mudas nós melhoramos muito, além das curvas de desnível que foram feitas na nossa lavoura”, conta a produtora.
Segundo Sandro Diniz Centofante, orientador agrícola que presta auxílio na propriedade de Glória e João, o trabalho que está sendo realizado a cerca de três anos envolve a melhoria estrutural do campo. “Desde os cuidados com o solo, que apresentava alguns problemas, até a produtividade que era média para baixo. Com o trabalho de manutenção e conservação de solos eles estão tendo uma qualidade de solo e produtividade muito maior”, explica o orientador.
João Goettems conta que os resultados já são percebidos pela família. “No ano passado o resultado já era visível, mas em 2019 o resultado foi melhor ainda. A qualidade já melhorou bastante e como resultado nós vamos poder adquirir mais uma unidade de cura para auxiliar na nossa produção. Vamos investir em uma estufa de grampo, que vai ser construído para termos mais qualidade na lavoura”, comenta. A instalação do equipamento faz parte de uma parceria com o Centro Mundial de Desenvolvimento Agronômico, Extensão e Treinamento da JTI (ADET). Os produtores vão participar de uma pesquisa que está sendo feita pelo ADET, que busca constantemente melhorias no desenvolvimento das práticas agronômicas para o cultivo de tabaco e estudos ambientais.
“Assistência e parceria 100%. Tudo o que está acontecendo hoje na nossa propriedade é reflexo da parceria com a JTI. A cada ano nossa renda estava menor e hoje, para nós, o que interessa é fazer uma matéria-prima de qualidade e ter um retorno melhor e nisso temos que dar nota dez, estão nos ajudando bastante”, conta Goettems.
A Japan Tobacco International
A JTI é uma empresa líder no setor de tabaco, com distribuição de seus produtos em 130 países. É a proprietária tanto da Winston, a segunda marca de cigarros mais vendida no mundo, quanto da Camel fora dos Estados Unidos, e tem o maior volume de vendas de ambas as marcas. Outras marcas globais incluem a Mevius e a LD.
Com a sua internacionalmente reconhecida marca Logic, a JTI também é uma protagonista no mercado de cigarros eletrônicos e, desde 2011, com o Ploom, tem presença na categoria de cigarros aquecidos. Com sede em Genebra, na Suíça, a JTI emprega cerca de 40 mil pessoas e foi premiada como Top Employer Global por quatro anos consecutivos.
Em 2018, inaugurou no Brasil a sua primeira fábrica de cigarros da América Latina, com um investimento de mais de R$ 80 milhões em Santa Cruz do Sul (RS).