A sessão solene desta quarta-feira, 17, comemorou 189 anos das primeiras atividades na Assembleia Legislativa (Alergs). A data que marca as primeiras ações legislativas no Estado é no dia 20 de abril de 1835.
Segundo o deputado Airton Artus (PDT), que cumpre seu segundo ano de mandato, a Assembleia Legislativa preserva a democracia representativa, zelando para que o pleno exercício da atividade parlamentar ganhe o reconhecimento popular. Ele citou figuras ilustres e homens públicos que mudaram o perfil do país, como Getúlio Vargas e João Goulart, para citar apenas dois gaúchos que ultrapassaram os limites da fronteira.
“Por meio da tenacidade e da argúcia política, moldaram a nossa Pátria, definiram os espaços sociais dos nossos trabalhadores, instituíram seus direitos inalienáveis, os quais nos cabe defender, e ainda construíram um novo perfil econômico para o Brasil e alavancaram a indústria nacional”, destaca Artus.
O deputado lembrou ainda outros tantos homens públicos, como Bento Gonçalves da Silva, ícone da história regional, como também o grande líder do PDT, Leonel Brizola, além, de Ruy Ramos, Paulo Brossard e Pedro Simon, líderes cujo trabalho político ganhou notoriedade nacional.
“Por isso temos de reafirmar, nesta data festiva, a importância do exercício da nossa jovem democracia. Esta sessão solene resume em 189 anos a convicção de que somente por meio da representação política conseguiremos avançar e melhorar as nossas instituições, sejam elas públicas ou privadas”, concluiu o deputado.
CRÉDITO: AI Gab. Airton Artus/PDT