Delegado regional, Luciano Menezes participa da sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio

Olá Jornal
março31/ 2025

O delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 31. A presença foi solicitada pelo presidente do Legislativo, Eduardo Luft (PDT). Na pauta estavam as demandas por mais policiais civis, investimentos na Delegacia do município e inauguração da Sala das Margaridas. Participou da reunião também o novo delegado da Capital do Chimarrão, Guilherme Dill.

Durante sua manifestação, Menezes, afirmou que não iria abordar o tema da transferência do delegado Vinicius Lourenço de Assunção, para Lajeado, já que a decisão foi tomada pela direção da Polícia Civil, junto ao Governo do Estado. O chefe regional informou que solicitou três novos agentes para o município, no próximo concurso público do Governo Gaúcho, que deve ser realizado ainda em 2025. “No planejamento para o próximo concurso solicitei pelo menos três policiais para Venâncio. A Polícia Civil como um todo, em qualquer cidade não tem mais do que 35% a 40% de efetivo necessário. Nós ficamos 14, 15 anos sem concurso na polícia, foi um hiato muito grande […] Estamos repondo as peças, mas ainda temos uma situação deficitária.”

SALA DAS MARGARIDAS
Durante sua manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores, Menezes destacou que a Sala das Margaridas, espaço construído na Delegacia de Polícia para acolher mulheres vítimas de violência, será inaugurada nas próximas semanas. O local foi equipado e implantado com recursos doados pela comunidade e de emendas parlamentares.

Menezes afirmou que desconhecia o projeto. “Eu nem sabia que a sala tinha sido construída com recursos da comunidade, porque acho que era um assunto meio hermético dos delegados aqui […] Ainda no mês de abril, vamos fazer uma solenidade, vamos inaugurar a sala, que diga-se de passagem, ficou um espetáculo, muito melhor, muito melhor estruturada que a que nós temos lá em Santa Cruz do Sul,” destaca.

MELHORIAS
O delegado regional também afirmou que deverá manter contato com o poder público venâncio-airense, Legislativo e Executivo, buscando projetos para o direcionamento de recursos e parcerias. Ele citou como exemplo, lei de Santa Cruz do Sul, que garante repasse de valores para despesas operacionais na sede da Polícia Civil local. Além disso, Mezeses afirma que irá trabalhar de forma conjunta na construção da nova Delegacia em Venâncio Aires, que conta com terreno já disponível próximo ao Fórum.

Além de Dill, a Polícia Civil da Capital do Chimarrão conta com o delegado Paulo César Schirmann, que está respondendo pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Olá Jornal