As 15 escolas que terão representantes participando do projeto Vereador Mirim, da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, já estão definidas. Após o período de inscrições, os educandários completaram as 15 vagas e agora definirão quais serão os respectivos representantes.
Cada escola define, em seleção interna, o aluno do 6º ano, que irá participar das atividades que serão desenvolvidas pelo Legislativo nos dias 9 e 10 de outubro. Após esta escolha interna, cada um dos 15 alunos deve construir um discurso, dentro do tema ‘Política e Poder Legislativo’, no qual falará sobre como desenvolver a política em sua comunidade, a importância do Legislativo. Este pronunciamento será apresentado pelo estudante no dia da sessão, dia 10 de outubro.
Na segunda-feira, dia 9 de outubro, a partir das 13h30min, os 15 vereadores mirins serão recebidos na Câmara, pela direção, vereadores e assessores, para conhecerem o funcionamento e trâmites da Casa. Neste dia também será formada a Mesa Diretora composta pelos jovens e será feito o sorteio da Ordem dos Pronunciamentos.
A sessão está marcada para o dia seguinte, a partir das 13h30min. Na presença de autoridades convidadas, os jovens terão cinco minutos, cada um, para fazer seu pronunciamento. Durante a tarde ainda haverão apresentações artísticas.
Nesta segunda-feira, dia 18, os 15 parlamentares da Casa, que irão ceder suas cadeiras, definiram, quais serão as escolas cujos representantes serão seus sucessores, por um dia.
Escola – Vereador
EMEF José Duarte de Macedo – Sid Ferreira
EMEF Coronel Thomaz Pereira – Clécio Espíndola
Colégio Bom Jesus – Eduardo Kappel
EEEM Sebastião Jubal Junqueira – Adelanio Ruppenthal
EMEF Cidade Nova – Izaura Landim
EEEM Wolfram Metzler – Ana Cláudia
EMEF Dois Irmãos – Tata Haussen
EEEF Pedro Beno Bohn (aluno: Elisandro Gabriel Wessling) – Gilberto dos Santos
EEEF Brígida do Nascimento – Tiago Quintana
Colégio Professor José de Oliveira Castilhos – André Puthin
EEEF Professora Leontina – José da Rosa
EEEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Ciro Fernandes
Apae – Helena da Rosa
EMEF Dom Pedro II – Sandra Wagner
EMEF Alfredo Scherer – Ezequiel Stahl
FOTO: Guilherme Siebeneichler/ ARQUIVO OLÁ