A chuva retorna ao Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 14. A Defesa Civil do RS emitiu um alerta sinalizando que, até terça-feira, 18, alguns municípios podem registrar volumes próximos dos 150 milímetros de chuva. A condição de chuva ou pancadas, deve seguir até a próxima quarta-feira, 19, afetando diferentes regiões. Meteorologistas sinalizam que cenário pode ser semelhante ao que aconteceu em maio, mas com menor intensidade.
Ela se desloca do Paraguai em direção ao oceano, somada à existência de uma frente fria formada na Argentina. A baixa pressão deve avançar pelo Rio Grande do Sul ao longo do sábado, 15, atingindo outras regiões. No Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região dos Vales e Centro, os volumes podem variar entre 30mm e 50mm no sábado.
A condição pode ser propícia para alagamentos e aumento dos níveis de arroios e córregos menores em diferentes cidades. A Defesa Civil também emitiu um alerta para áreas com risco hidrológico. O Vale do Rio Pardo e a parte baixa do Vale do Taquari, tem risco de inundação, segundo alerta divulgado pela Defesa Civil Estadual e a Sala de Situação.