O Governo do Estado do Rio Grande do Sul enviará um representante para participar da 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), no Panamá. O evento da Organização Mundial da Saúde (OMS) inicia na próxima segunda-feira, 05 de fevereiro, e vai até a sexta-feira, 10, na Cidade do Panamá. A informação foi confirmada ao Olá Jornal de forma exclusiva na tarde desta quinta-feira, 1º.
Esta é a primeira vez que o Executivo gaúcho envia, de forma oficial, um representante para a Conferência que discute os rumos do tabaco no mundo. Esta missão estará a cargo do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que deve embarcar rumo a América Central no domingo, 04. A pasta é voltada a agricultura familiar onde o tabaco ocupa o topo do ranking de culturas, com 65 mil produtores e receita de R$ 4,6 bilhões na última safra 2022/23.
O atual governo já manifestou apoio a cadeia produtiva do tabaco por diversas vezes. Em pronunciamento durante a abertura da Expoagro Afubra de 2023, o governador Eduardo Leite declarou apoio a produção e ao novo sistema se consumo com a tecnologia de tabaco aquecido.
“É importante que haja respeito, que se valorize a produção que se entenda o impacto que tem na vida de milhares de pessoas. O governo do estado estará sempre ao lado, inclusive na defesa do tabaco aquecido a ser regulamentado esperamos em nível nacional de forma a prestigiar a nossa produção da fumicultura que vem perdendo espaço pela inundação de forma clandestina dos nossos mercados pelo cigarro eletrônico”, afirmou na época.
A produção de tabaco é de extrema relevância para o estado, sendo o 2º produto mais exportado, atrás apenas da soja, com US$ 2,4 bilhões em 2023, um aumento de 10,9% se comparado a 2022. É daqui que parte para o mundo 85% do tabaco do Brasil, líder global em exportação há 30 anos.
Foto: Guilherme Siebeneichler