CVV abre seleção para novos voluntários

Olá Jornal
julho01/ 2024

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está com inscrições abertas para novos voluntários. Além do curso, que ocorre de forma on-line, as inscrições agora são via internet também. A formação terá início dia 18 de julho, capacitando o candidato para ingressar no time de voluntários de Santa Cruz do Sul, que atualmente conta com 11 pessoas.

De acordo com a porta-voz do CVV em Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette, além do curso de formação que é totalmente on-line, a partir deste ano, as inscrições passaram a ser digitais também. “Todas as pessoas interessadas fazem entram no link de inscrição, selecionam o estado e a cidade e o próprio sistema envia esta inscrição para nosso posto. Depois disso, inicia o curso, a partir do dia 18 de julho”, reforça.

Naira explica que após a inscrição efetivada, a Associação Amigos da Vida – mantenedora do CVV em Santa Cruz do Sul – faz o contato para confirmar a intenção do voluntário em participar do treinamento. “É muito simples ser voluntário do CVV. Apenas é necessário ser maior de 18 anos e dispor de 4h30min semanais para o atendimento junto ao plantão telefônico. É necessário que antes de iniciar o plantão, o voluntário esteja no posto meia hora antes, para evitar atraso no momento de ingressar no sistema”, explica.

O curso é gratuito, com duração de 13 semanas e realizado de forma on-line, pela plataforma Meet, todas as quintas-feiras, a partir de 18 de julho das 19h30min às 22h30min. As inscrições podem ser feitas antes desta data, diretamente no site do CVV, no link www.cvv.org.br/seja-voluntario. O curso é regional, com candidatos a voluntários do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o CVV Santa Cruz do Sul conta com dez voluntários e ajuda a compor a rede com mais de 100 postos em todo o Brasil. O serviço funciona de forma conectada e quem liga para a chamada Linha da Vida, pelo número 188, é atendido por um dos plantonistas do serviço. “A escuta é sigilosa e todas as informações desta conversa ficam entre o atendente e a pessoa que fez a ligação. Trata-se de um serviço de acolhimento e de escuta solidária, voltada às pessoas que precisam deste tipo de ajuda”, complementa.

CRÉDITO: AI CVV/NASCIMENTO MKT

Olá Jornal