O Sesc Venâncio Aires tem 30 vagas abertas para uma nova turma do curso de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) da Unidade, que iniciará as aulas em março. Para conclusão do Ensino Médio, a formação é totalmente gratuita e voltada a pessoas que não tenham concluído a educação básica no tempo regular. Ela tem duração de três semestres e ocorre em formato semipresencial, com um encontro por semana na Unidade (Rua Jacob Becker, 1676) nas terças-feiras à noite. Em paralelo, também é oferecida uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. Interessados podem se inscrever, até o dia 13 de janeiro, junto ao Sesc ou no site www.sesc.com.br/ead, onde está disponível o edital completo do projeto.
Com apenas um semestre para concluir a formação e receber o seu diploma, a aluna Marcia dos Santos, de 32 anos de idade, incentiva a inscrição. “Eu não tinha muita vontade de me inscrever, porque eu moro no interior e precisaria ir para a cidade estudar. Mas me explicaram que era apenas uma vez por semana o presencial e iniciei. Foi a melhor coisa que eu já fiz”, assume. “Eu fiz novas amizades, eu me sinto mais confiante e eu percebi como o estudo traz oportunidade. Quanto mais a gente estudar, mais portas se abrirão na vida”, destaca.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários-mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.
CRÉDITO: AI SESC