A Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) prepara para o próximo ano a venda de ovos. Para isso, um novo investimento faz parte da estrutura da cooperativa, junto ao Acesso Dona Leopoldina. O entreposto de ovos está em fase de conclusão e será inaugurado até março. Com isso, a expectativa é de iniciar a venda da produção dos associados, com selo da entidade, seguindo os trâmites sanitários necessários para este tipo de comercialização.
Conforme a vice-presidente da Cooprova, Mônica Moraes, com a estrutura a venda de ovos terá como foco os programas de aquisição de alimentos, governamentais. “Atualmente não temos nenhum programa federal aberto para a venda de ovos. Mas no próximo ano temos a perspectiva de abertura de editais. Com essas iniciativas teremos condições para buscar novos mercados e projetar o tamanho da nossa produção.”
O entreposto de ovos da Cooprova está nos planos da entidade desde o início do ano passado. O estabelecimento é destinado ao recebimento, classificação, acondicionamento, identificação e distribuição de ovos em natureza, dispondo ou não de instalações para sua industrialização.
CONSULTA POPULAR
Ao mesmo tempo, a Cooprova integra investimentos previstos no orçamento participativo de 2024. Dois projetos mais votados irão beneficiar a produção e industrialização de alimentos, eleitos na Consulta Popular pelo Vale do Rio Pardo. Serão mais de R$ 1 milhão na região para cooperativas e programas de agricultura familiar. Segundo Mônica, o resultado do orçamento participativo vai ajudar nas ações de impulsionamento das cooperativas. “Pra nós foi um motivo de alegria receber essa notícia. A gente vai se sentar com as cooperativas, e debater os projetos,” afirma.
FEIRA DO PRODUTOR
Para as compras de fim de ano a Cooprova mantém os horários normais de atendimento da Feira do Produtor, aos fundos da Prefeitura de Venâncio. Na terça e quarta-feira, o espaço está aberto das 7h às 12h. Na quinta-feira, das 7h às 12h com a venda flores. Na sexta-feira, o espaço funciona das 15h às 18h. E aos sábados, das 7h às 12h. A feira no sábado realiza a venda, além de hortaliças e frutas, também de conservas, bolachas, pastéis, massas, cucas, banha, torresmo, embutidos e ovos.