A VEZ DO PRODUTOR
Chegou o momento dos produtores de tabaco de Venâncio Aires e região acompanharem a audiência pública da Assembleia Legislativa que irá discutir a participação do Brasil na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco. O debate ocorre na sexta-feira, 25, na Câmara de Vereadores a partir das 9h30min. O evento precisa contar com a presença massiva dos agricultores para ouvir e debater as posições que podem ser levadas para a COP10 no Panamá, em novembro deste ano. A conferência da Organização Mundial da Saúde (OMS) precisa estar no domínio de quem produz ou está ligado diretamente na cadeia produtiva do tabaco. Além de Venâncio, os debates já ocorreram por Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, São Lourenço, Canguçu e Camaquã. Os encontros são liderados pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), presidente da subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento dos Trabalhos da COP.
CONQUISTA HISTÓRICA
A publicação de aditivo contratual para a continuidade das obras na ERS-244 entre Venâncio Aires e Vale Verde é uma conquista histórica para a região. A pavimentação asfáltica da via será importante para criar uma nova rota de escoamento da produção, permitindo ligação mais rápida com a região Sul do estado. Desde 1998 a região busca a continuidade do investimento, que só foi possível agora por meio da troca de uma área da CEEE com a empresa Pelotense, que ganhou o processo licitatório. Com isso, o investimento total na via, com mais de 16 quilômetros, alcança R$ 52,5 milhões, deste total, metade será custeado por meio do repasse da área para a empresa. Os trabalhos pela retomada da pavimentação foram liderados pelo ex-prefeito e atual subsecretário de Obras do RS, Giovane Wickert (PSB).
IPTU VERDE
A política de incentivos das práticas ambientais em Venâncio Aires vai permitir que os valores do IPTU Verde sejam parcelados, assim como ocorre com a cobrança do tributo sem o benefício sustentável. Até então, os contribuintes que adotem medidas ambientais, garantem descontos do imposto, porém, só para pagamentos em cota única. Agora, um projeto de lei está na Câmara de Vereadores para votação, propondo ampliar as formas de pagamento para os beneficiários do IPTU Verde. A medida busca garantir maior abrangência do programa, focando especialmente na proteção ambiental do município, e os incentivos para adoção de medidas de proteção e sustentabilidade ao meio ambiente.
CONEXÃO CHINA
A China Brasil Tabacos (CBT) figura entre as cinco maiores empresas de Venâncio Aires e vem passando por transformações. A empresa busca conquistar novos mercados e é a principal exportadora de tabaco para a China. A companhia também amplia suas ações em sustentabilidade e social. A gigante realizou na semana passada o seu seminário de sustentabilidade, voltado aos times de campo, além de setores administrativos. A empresa também lançou recentemente o seu novo site oficial onde concentra informações das operações, notícias, uma área específica para o produtor integrado, além de contato direto para quem busca oportunidades de empregos. A CBT é a principal conexão entre Venâncio Aires e o principal mercado global, a China.
EXPOINTER
A 46ª Expointer inicia no próximo sábado, 26 de agosto, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O evento é considerado um dos maiores da América Latina voltados ao agronegócio. A feira também conta com participação importante de entidades e empresas de Venâncio Aires. Um dos locais com maior visitação é a Escola do Chimarrão, que passa a ser a embaixada venâncio-airense na feira. A programação da Expointer segue até o dia 03 de setembro.