A Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, promoveu, na manhã desta quinta-feira (30), no Hotel Aquarius, em Santa Cruz do Sul (RS), um encontro com a imprensa regional para avaliação dos primeiros 30 dias de concessão dos 204,5 quilômetros da rodovia RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria. Na ocasião, o diretor Geral da Concessionária, Renato Bortoletti, apresentou um relatório das atividades no período, com destaque para os serviços de manutenção da rodovia, como operação tapa-buracos, limpeza de canaletas, roçadas manual e mecanizada e atendimentos.
A Rota de Santa Maria assumiu a rodovia dia 30 de agosto, após publicação da súmula do Termo de Arrolamento e Transferência dos Bens no Diário Oficial do Estado. A Concessão contempla a rodovia RSC-287, no trecho entre Tabaí (km 28,03, no entroncamento com a BR-386/RS) e Santa Maria (km 232,54, no entroncamento com a ERS-509), totalizando 204,51 km de extensão. O Contrato de Concessão possui duração de 30 anos e prevê a duplicação de todo o trecho concedido, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS
Neste primeiro mês de atividades, de acordo com os termos previstos em contrato, a Concessionária forneceu aos usuários serviço médico, mecânico e inspeção de tráfego no trecho entre Candelária a Venâncio Aires (km 66,15 ao 151,75), 24 horas por dia. Ao todo, foram 607 atendimentos, sendo os principais: 132 por pane mecânica, 62 por objetos na pista e 19 por pane seca. Já o Serviço de Atendimento por telefone (0800 1000 287) recebeu 635 ligações de 31 de agosto a 27 de setembro, das quais 41% eram pedidos de informações, 24% solicitações, 20% reclamações, 2% sugestões e 13% outros. Com relação aos acidentes, foram 29 no total, sendo 17 sem vítimas, oito com vítimas (nenhuma fatal) e quatro com danos.
Esses serviços serão ampliados para o trecho completo da Concessão, entre Tabaí e Santa Maria, em até 6 meses. Já a implantação do sistema de câmeras de monitoramento na rodovia deve ocorrer até o 24º mês da Concessão, cobrindo 100% do trecho via Centro de Controle Operacional da Concessionária (situado em Santa Cruz do Sul). Também serão implantados dois postos de pesagem de caminhões, em locais a serem definidos, até o 3º ano.
INVESTIMENTOS
Durante a coletiva, a Concessionária anunciou que pretende realizar a ampliação e reforma das duas praças de pedágio, em Venâncio Aires e Candelária, em até 12 meses, como forma de melhorar o fluxo na rodovia, principalmente em momentos de pico, com a criação de pistas exclusivas.
O objetivo é substituir, gradativamente, todos os equipamentos, bem como promover a instalação de cabines de cobrança automáticas exclusivas. Neste sentido, a empresa orienta aos usuários a aquisição de Tags de passagem rápida (Sem Parar, ConectCar, Veloe, C6tag, Greenpass, MoveMais, entre outras) como forma de agilizar o atendimento.
CAMPANHAS
Neste primeiro mês de atividades, a Concessionária Rota de Santa Maria também realizou sua primeira campanha de conscientização junto aos motoristas da rodovia, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. A ação, promovida dia 21 de setembro, no Posto Chama, em Venâncio Aires, em parceria com o SEST/SENAT, alertou os usuários para a redução do número de acidentes. Na ocasião, foram disponibilizados exames de glicose, verificação da pressão arterial, erva-mate de brinde e distribuição de café e cuca.
CRÉDITO: Four Comunicação