Na última semana, o Governo do Rio Grande do Sul realizou audiência pública para discutir o pacote de concessões de rodovias. Venâncio Aires está inserido no bloco 2, que contempla a RSC-453. Na cidade, a rodovia que liga os Vales com a região serrana, tem plano de investimentos, conforme apresentado no debate, superior aos R$ 128 milhões, ao longo dos 20 anos de concessão.
O valor está dividido em R$ 35 milhões para ampliações, R$ 36 milhões em melhorias, e outros R$ 56 milhões em investimento de manutenção e remanejamento. O pacote de investimentos para a concessão é previsto em 14 quilômetros entre Venâncio Aires e Mato Leitão. O planejamento iniciar prevê a duplicação de todo o trecho. Neste pacote também está prevista a construção de uma Trombeta (KM 4,25) no bairro Coronel Brito. O viaduto seco deverá exigir investimentos de quase R$ 7 milhões.
No trecho venâncio-airense também serão realizadas a construção de quatro rótulas alongadas (KM 1,6; 10,6; 2,4 e 5,1). Juntas as obras totalizam cerca de R$ 12 milhões. Estas melhorias, incluindo o viaduto no bairro Coronel Brito, deverão ser implantadas até o 12º ano de concessão.
A conclusão da duplicação também deverá ser finalizada até o ano 12 do contrato com a empresa vencedora. Até o sétimo ano de concessão, deverão ser implantadas no trecho de Venâncio da RSC-453, quatro passarelas para pedestres nos quilômetros, 2,5; 3,3; 4,2 e 5,1.
A ponte sobre o Arroio Castelhano também receberá melhorias, com a duplicação. Serão investidos R$ 8,7 milhões com a implantação de uma nova estrutura, alargamento da atual e reforço estrutural.
O valor do pedágio em Cruzeiro do Sul – praça que pode ser alterada ao longo da rodovia – deve ter custo entre R$ 5,31 e R$ 8,86.
FASES
O modelo de concessões está atualmente na fase de debates, com consulta pública aberta e audiências públicas. Lideranças da região também se mobilizam para alterações nos projetos de engenharia e na posição das praças de pedágios. Em Venâncio Aires, políticos buscam ampliar o número de viadutos no trecho urbano, especialmente na travessia dos bairros Brands, Battisti e no Distrito Industrial. O pacote inicial não prevê estas estruturas, e a justificativa aponta para necessidade ajuste nos valores iniciais dos pedágios. O plano também inicia as melhorias em investimentos na região serrana.
O leilão para seleção das concessionárias está previsto para ocorrer em dezembro e a assinatura do contrato está projetada para maio de 2022.
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