O primeiro livro do professor Diego Weigelt , trata de um tema pouco estudado, o consumo de rádio entre jovens no Brasil e em Portugal, numa nova fase de estudos de recepção. O livro já está a venda no site da Editora Insular e neste sábado,23, a partir das 18h haverá oficialmente o lançamento no Café Barbera em Santa Cruz do Sul.
O professor de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) diz que o gosto pelo rádio surgiu ainda na infância mas a oportunidade de pesquisar foi só em 2005 na sua monografia do curso de Jornalismo, quando buscou compreender o consumo musical radiofônico em duas escolas da cidade.
Para Diego os jovens continuam ouvido rádio em ambos os países, mas muito menos do que antes, “a questão é que todos os meios de comunicação de massa – rádio, televisão e jornal – tiveram queda na audiência, ou seja, os jovens de hoje ouvem menos rádio que antigamente, justamente por terem outras opções para ouvirem música ou para se informarem”.
Sobre o rádio o Diego destaca “uma coisa é certa, o rádio nunca vai morrer. O que pode desaparecer é o rádio aparelho, pois temos outros suportes, que conseguimos utilizar com mais facilidade e mobilidade”.