Na próxima semana, dia 24 de abril, a partir das 11h, a comitiva da Fenachim estará em Porto Alegre para uma ação de divulgação da maior festa cultural de Venâncio Aires. O local escolhido para esse momento é o tradicional CTG 35, onde será realizada uma programação especial na data que é comemorado o Dia do Churrasco e do Chimarrão.
A comitiva será formada por representantes da festa, autoridades locais, soberanas e apoiadores que, juntos, vão apresentar ao público um pouco da cultura e da hospitalidade que fazem da Fenachim uma festa tão especial. Com o objetivo de divulgar a Festa Nacional do Chimarrão para o público da região metropolitana, a comitiva levará um pouco da essência de Venâncio Aires até a capital. O evento contará com almoço especial, e a presença de convidados e imprensa pode ser confirmada por meio do whatsapp (51) 9 95496827. Além disso, terá apresentações de danças tradicionalistas com o elenco juvenil da dança de salão do CTG Erva Mate, poesia com declamador, a Escola do Chimarrão estará presente com exposição de modelos e o preparo do chimarrão – símbolo maior da festa – , artesãos do município estarão mostrando peças produzidas, e momentos de interação com o público.
O presidente da AFenachim, Elmar Becker reforça a importância da Fenachim como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, e destaca o orgulho venâncio-airense em compartilhar as tradições com todo o estado. “Levar a divulgação da Fenachim para um espaço tão representativo quanto o CTG 35 é reafirmar nosso compromisso com as tradições gaúchas e com a valorização da cultura local”, afirmou o presidente.
A Fenachim, reconhecida como uma das maiores festas culturais do estado, celebra a força da cultura gaúcha e o papel central do chimarrão na vida dos gaúchos. Neste ano, o evento busca expandir sua presença e envolver ainda mais municípios, reforçando o orgulho das raízes e a importância de manter vivas as tradições.
A comitiva convida toda a comunidade para prestigiar a Fenachim que acontecerá em Venâncio Aires, de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque do Chimarrão.
CRÉDITO: AI FENACHIM