Uma reunião na tarde desta quinta-feira, 15, na prefeitura, marcou a formação do Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito Aedes Aegypti, Prevenção da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zica Vírus. O grupo foi criado para articular medidas preventivas no município.
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e também presidente do Comitê, Gabriel Alves, entre as ações previstas, estão a limpeza de córregos que apresentam problemas na vazão de água, a contratação de serviços para aplicação de inseticidas e a análise das atividades de combate ao mosquito no município.
Neste ano, foram confirmados 507 casos de Dengue. Do total, quatro são importados e 503 são autóctones – contraídos dentro do município. Entretanto, não houve diagnóstico de Zika e Chikungunya. Ainda, o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em outubro, apontou situação de médio risco. Os criadouros predominantes constatados são potes, vasos de flores e tampas.
O Comitê é composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Câmara de Vereadores e Rotary Club Satélite Venâncio Aires.
Veja a composição completa do Comitê:
Secretaria Municipal de Saúde:
Titular: Gabriel dos Santos Alves
Suplente: Carla Lili Müller
Secretaria Municipal de Educação:
Titular: André Luis Posselt
Suplente: Carlos Henrique Posselt
Secretaria Municipal de Meio Ambiente:
Titular: Adair Amarante Ribeiro
Suplente: Clarissa Stahl Gomes
Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
Titular: Gilmar Pedro Mosmann
Suplente: Jorge Sbruzzi
Câmara Municipal de Vereadores:
Titular: André Luís Puthin
Suplente: Luciana Regina Scheibler
Rotary Club Satélite Venâncio Aires:
Titular: Jéssica Becker
Suplente: Gabriel Canto
CRÉDITO: AI PMVA