No dia 14 de novembro, o Auditório do Colégio Gaspar será palco do 1º Festeatro, Mostra de Teatro Estudantil que promete encantar o público com uma programação diversificada e cheia de talentos. O evento terá início às 13h15min e contará com quatro espetáculos apresentados por estudantes. O evento é uma promoção do educandário e da Escuderia do Teatro, sob coordenação da professora Rafaela Wenzel.
“Serão três peças de teatro montadas por estudantes do Colégio Gaspar, e uma da Escuderia do Teatro, que está fazendo a peça infantil Pluft, o Fantasminha. O festival ocorre no auditório do Colégio Gaspar e busca integrar estudantes que se interessam pelo teatro,” comenta Rafaela.
A abertura do Festeatro será realizada às 13h15min, seguida pela primeira apresentação, “Queijos e Goiabadas”, que começará às 13h30min. Na sequência, os espectadores poderão conferir “Monatalisa”, às 14h15min. Após um intervalo, o público será convidado a se divertir com “Pluft, o Fantasminha”, às 15h10min, e, por fim, a reflexão da peça “Ser ou Parecer, Eis a Questão!” às 16h15min.
Após cada espetáculo, haverá um momento de interação, onde o público poderá conversar com os atores e tirar dúvidas sobre as peças apresentadas.
O evento será encerrado às 17h, com a entrega de certificados para os participantes, reconhecendo os jovens talentos e a participação na primeira edição do festival estudantil de artes. A entrada é gratuita.
Informações sobre o 1º Festeatro podem ser consultadas pelo telefone (51) 99170-5864.
REDE SINODAL
A tradição das artes faz parte das escolas da Rede Sinodal. Ainda em setembro a região sediou a 45ª edição da Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese). O encontro é voltado para estudantes do ensino médio. Outro encontro ocorre para alunos do ensino fundamental.
O Colégio Sinodal Conventos foi o anfitrião da Atese deste ano e recebeu 11 grupos estudantis formados por alunos do Ensino Médio. O colégio Gaspar de Venâncio Aires foi uma das escolas participantes da amostra realizada entre os dias 24 e 26 de setembro. Além da Capital do Chimarrão, acompanharam o evento grupos de Ijuí, Montenegro, Três de Maio, Vera Cruz, Teutônia, Novo Hamburgo, Sapiranga e Três Passos.
Em 2025 o Colégio Gaspar vai sediar a Atese, reunindo grupos de teatro estudantis ligados a rede sinodal.