Cinco frentes parlamentares são aprovadas na segunda sessão de 2025 da Câmara

Olá Jornal
janeiro13/ 2025

A segunda sessão ordinária de 2025 na Câmara de Vereadores contou com seis matérias na pauta de votações, sendo cinco frentes parlamentares. As comissões especiais buscam garantir debates e encaminhamentos sobre temas com demandas locais. Estão em tramitação no Legislativo Municipal, 15 frentes parlamentares. 

Nesta semana, as cinco primeiras foram aprovadas. Proposta por Elígio Weschenfelder (PSB), foi aprovada a Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria. Alessandra Luisa Ludwing (PDT), é autora da comissão especial da Causa Animal. 

Também foi aprovada na sessão deste dia 13 de janeiro, a comissão especial da vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT), em Defesa dos Direitos dos Idosos. Duas frentes de trabalho do vereador Nelsoir Battisti (PSD) foram aprovadas na segunda reunião ordinária. A primeira, a Frente Parlamentar do Trabalho, Qualificação Profissional e Desenvolvimento. E a segunda, das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais (MEIS). 

As comissões especiais têm duração de um ano, e podem propor audiências públicas, debates, e novas legislações sobre o tema. 

MOÇÃO

Na sessão desta segunda-feira, 13, também foi aprovada uma moção de apelo, direcionada à concessionária de energia RGE. O documento tem autoria do vereador Diego Wolschick (PP). O parlamentar solicita a limpeza da rede de transmissão, diminuindo a ocorrência de falta de energia no 3º e 5º distrito, de Vila Deodoro e Centro Linha Brasil, interior de Venâncio Aires. Diego justifica a moção buscando garantir agilidade no estabelecimento da energia após vendavais, como o registrado no dia 1º de janeiro. Na oportunidade, moradores da região serrana ficaram mais de dois dias sem o serviço. 

ANTECIPADA 

A Câmara de Vereadores realiza sessão antecipada nesta semana, por conta do feriado do dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião Mártir. O encontro ordinário ocorre a partir das 17h nesta quarta-feira, 15. 

INFORMATIVO DA SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2025

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 0001/2025 DE AUTORIA ELÍGIO WESCHENFELDER/PSB que institui na na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria” para o ano de 2025.

APROVADO POR UNANIMIDADE O PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 0002/2025 DE AUTORIA DA VEREADORA ALESSANDRA LUISA LUDWIG/PDT que institui para o ano de 2025 na Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires/RS, a Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar da Causa Animal.”

APROVADO POR TODOS OS VEREADORES O PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 0003/2025 DE AUTORIA DA VEREADORA LUCIANA REGINA SCHEIBLER/PDT que institui para o ano de 2025 na Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires/RS, Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos”.

APROVADO POR TODOS VEREADORES O PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 0004/2025 DE AUTORIA DO VEREADOR NELSOIR BATTISTI/PSD que institui na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar do Trabalho,  Qualificação Profissional e Desenvolvimento” para o ano de 2025.

APROVADO POR UNANIMIDADE O PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 0005/2025 DE AUTORIA DO VEREADOR NELSOIR BATTISTI/PSD que institui na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Comissão Especial denominada “Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais (MEIs)” para o ano de 2025.

APROVADA A MOÇÃO N° 0001/2025 DE AUTORIA  DO VEREADOR DIEGO WOLSCHICK/PP. A Moção de Apelo é endereçada para a RGE, por meio do gerente comercial, Cristiano Guedes, para que a empresa concessionária realize a limpeza da rede de transmissão, diminuindo com isso a ocorrência de falta de energia, no 3º e 5º distrito, que correspondem a Vila Deodoro e Centro Linha Brasil, interior do Município de Venâncio Aires.

Olá Jornal