Uma baixa pressão – sistema que concentra umidade em uma área, ajuda a formar e favorece a chuva – deverá se formar no Estado ao longo desta sexta-feira, 10, seguida da aproximação de uma frente fria durante o fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), particularmente, o centro-leste e nordeste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, serão afetados.
Até segunda-feira, há chance de um volume de chuva superior aos 300 milímetros na área da região metropolitana, o que coloca as regiões de cheia em alerta. O risco de deslizamentos é considerado alto, assim como um novo extravasamento de rios.
Nesta sexta-feira, na região dos Vales, as instabilidades influenciam as condições do tempo. Por conta disso, o dia começa com nebulosidade variável e no decorrer da manhã, a nebulosidade se intensifica e as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva. Há o risco de chuva forte, com volumes expressivos, temporais localizados, com rajadas de vento e trovoadas. Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, ficando amenas. As temperaturas variam entre 13ºC e 19ºC.