Chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e há chance de temporais na região

Olá Jornal
maio16/ 2024

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 16. Com a circulação de ventos úmidos em diferentes níveis atmosféricos, aliada ao transporte de umidade da região norte do Brasil, o tempo fica instável em todo o Estado. O ar polar perde força, porém a temperatura não se eleva muito devido à instabilidade.

A instabilidade deve atingir principalmente a metade norte do Estado, com alerta para risco de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h. Nas Missões, no Noroeste, no Norte, na Região Central, na Serra, nos Vales e na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, o tempo será mais fechado e chuvoso ao longo do dia, podendo ter temporais em alguns períodos. Na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, o dia será nublado com garoa ao longo do período.

Na região, nesta quinta-feira, instabilidades avançam sobre parte do Estado e, ao longo do dia, intensificam a nebulosidade sobre a região. Por conta disso, as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes. Fará frio ao amanhecer e à noite. A tarde será novamente amena. A temperatura máxima fica em 16ºC. O volume de chuva estimado para os Vales chega a 15mm.

Na sexta-feira, 17, uma nova frente fria avança pelo Estado e mantém o tempo instável. Nas Missões, no Noroeste, no Norte, na Região Central, na Serra, nos Vales e na Região Metropolitana, a chuva persiste e não se descarta risco de temporais. Na Fronteira Oeste, predomínio de tempo firme e a temperatura cai ainda mais. Já na Campanha e no Sul, o dia será de muita nebulosidade, mas sem chuva.

A região terá ao longo do dia, nebulosidade que predomina e pode a qualquer momento resultar em chuva. Há risco de chuva pontualmente forte e de temporais isolados. Curtos intervalos de melhoria também não podem ser descartados no decorrer da tarde. As temperaturas ficam amenas em grande parte do dia, já as mínimas devem ser registradas em direção à noite. As temperaturas variam entre 11ºC a 16ºC. O volume projetado chega aos 25mm.

Olá Jornal