A China Brasil Tabacos (CBT) realizou nos dias 30 e 31 de julho o Seminário Anual de Sustentabilidade. A programação reuniu mais de 300 colaboradores e debateu ações buscando operações mais sustentáveis, com técnicas agrícolas eficientes e relações humanas de destaque. A atividade ocorreu no auditório do bloco 18 da Unisc, em Santa Cruz do Sul. O evento também marca o fechamento da safra 2023/2024 e projeta o novo ciclo produtivo.
Os dois dias de atividades abordaram temas que englobam as boas práticas agronômicas e de sustentabilidade, ações de ESG (Ambiental, Social e Governança em português) e de Compliance, medidas que buscam garantir que a empresa atue em conformidade com padrões éticos e legais.
Atrações culturais também fizeram parte das programações. Na quarta-feira, 31, o encerramento foi com apresentação da Dança do Leão, tradicional na cultura chinesa, e palestra com o comunicador Marcos Piangers, abordando o papel de destaque de cada colaborador e as relações entre colegas e família.
Ao avaliar a edição de 2024 do seminário, o Diretor de Operações, Ricardo Jackisch, destaca que a empresa busca aprimorar as relações com todos envolvidos na sua rede de produção. “O que a gente quis no segundo seminário de sustentabilidade da empresa foi justamente reforçar o tema sustentabilidade […] Sabemos que assumimos a responsabilidade como corporação, que é tão importante não só para as nossas operações aqui no Brasil, mas também para a sociedade, para a comunidade onde a gente atua.”
O gestor destaca que o seminário busca preparar os colaboradores e orientadores para as atividades ao longo do ano, com uma mensagem única. “Nossa preocupação, o nosso grande objetivo é sim passar uma mensagem única, passar uma mensagem homogênea. Temos mais de 22 mil produtores contratados. Nos sentimos muito responsáveis socialmente por essas famílias que estão no campo, nos três estados do Sul.”
RELATÓRIO
O diretor da companhia destaca ainda que o seminário reforça os compromissos sustentáveis, junto com o relatório de sustentabilidade, publicado neste ano. “O ano de 2024 é muito especial para a CBT. Nós lançamos nosso primeiro relatório de sustentabilidade e é só o início de uma caminhada longa que a gente vai ter com todos os itens, principalmente os temas ligados à ESG. As nossas preocupações em relação aos temas ambientais, sociais e de governança são enormes,” reforça.
O relatório destaca ações, números e compromissos da empresa com medidas sustentáveis, sociais e de crescimento. Ao longo do ano passado, a China Brasil Tabacos contou em 2023 com 802 colaboradores, destes, 247 efetivos, e 555 temporários. O número de efetivos registrou crescimento de 56,3% entre 2020 e 2023.
FUTURO
Para o futuro, a China Brasil Tabacos, que está entre as três maiores de Venâncio Aires em retorno fiscal, projeta a continuidade do crescimento das operações, com destaque para a gestão de pessoas e ações de sustentabilidade, temas centrais do Seminário Anual. “A gente precisa desse momento humano de dividir, de dizer, olha, a gente está no mesmo barco. O resultado da empresa não é o meu trabalho ou individual, mas é a soma dos nossos conhecimentos, é a soma das nossas competências. Foi muito um evento multiplicador, formar multiplicadores para levar para as unidades agora,” conclui Jackisch.
FOTOS: Gelson Pereira/AI China Brasil Tabacos