O Centro Luso-açoriano de Venâncio Aires, com sede na Associação Amigos do Cemuc (Aacemuc), retomou as aulas de danças portuguesas. As atividades artísticas estão recebendo inscrições de interessados, que devem comparecer no Ginásio de Esportes da Escola Brígida do Nascimento, sempre às segundas-feiras a partir das 17h30min. Interessados em participar do grupo de danças precisam ter idade entre 05 e 16 anos.
O grupo foi criado em 2018 e busca resgatar a cultura açoriana, dos primeiros colonizadores de Venâncio Aires, com atividades culturais no município. Ainda no ano passado, o grupo de danças participou da 1ª Conferência dos Municípios Luso Brasileiros do Rio Grande do Sul, realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
O Grupo traz as danças vindas dos Açores, e presta homenagem à ilha do Pico, pois foi de lá que veio a primeira família e que deu origem à nossa cidade. O Capitão Francisco Machado Fagundes da Silveira recebeu uma sesmaria do Rei de Portugal, que mais tarde uma das netas herda. A mesma doa uma parte destas terras para a edificação de uma Capela em homenagem a São Sebastião Mártir.
O Núcleo Luso Açoriano de Venâncio Aires foi instalado de forma oficial durante a 15ª Fenachim, em 2019. O ato de criação oficial ocorreu com a participação do presidente do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Rio Grande do Sul, António Soares; e da Diretora Cultural do Instituto Cultural Português, Santa Inês Soares. A Aacemuc conta com um grupo de estudos portugueses ativo desde 2019, com a proposta de garantir resgate e preservação culturas das origens dos venâncio-airenses.