O Centro Administrativo Sicredi (CAS) é exemplo de sustentabilidade, princípio basilar do sistema cooperativo. Localizado em Porto Alegre, traduz em sua estrutura a gestão voltada ao bem das comunidades e do meio ambiente, em busca de um modelo sustentável para o desenvolvimento de todos. O local foi visitado pelo Olá Jornal e demais veículos de comunicação regionais na última terça-feira, 09.
Considerado o 4º prédio mais sustentável da América Latina, o CAS possui captação de água da chuva, utiliza fontes de energia renovável e trata seu esgoto cuja água retorna para abastecimento de banheiros e jardins. Estas e tantas outras ações lhe conferiram uma certificação inédita no Brasil: a LEED, sigla em inglês para Existing Buildings: Operation & Maintenance, nível platinum. A certificação representa a excelência na adoção de práticas sustentáveis e eficientes obtendo 88 pontos em uma escala de 110, a melhor pontuação em toda a América Latina.
Junto ao CAS está localizada a Fundação Sicredi que possui, entre outros projetos, o espaço de educação financeira da Turma da Mônica. A fundação trabalha a sustentabilidade social e financeira sendo um dos projetos, o Cooperativas Escolares, que já alcançou mais de 7.580 crianças e adolescentes em mais de 240 escolas em mais de 130 municípios.
Já o projeto Na Ponta do Lápis, conta com o espaço de educação financeira da Turma da Mônica onde as crianças aprendem desde cedo a gestão de recursos. Na Vila da Mônica os pequenos vivenciam de forma interativa a rotina diária de fazer compras no supermercado, levar o animal de estimação ao veterinário, ter uma profissão, entre outras atividades. O espaço é aberto ao público e à visitação de escolas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
A fundação apoia as cooperativas em 2.020 municípios colocando à disposição estratégia geral, estruturação e materiais para a implementação dos programas e iniciativas sistêmicos.
De acordo com o superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade, Romeo Balzan, a sustentabilidade está no foco da gestão para ampliar o retorno econômico, social, ambiental e climático, reduzindo impactos e gerando valor para os associados, colaboradores e comunidades. “Nosso objetivo é gerar desenvolvimento das pessoas por meio de soluções financeiras e não financeiras”, afirma..