Ocorreu na manhã do sábado, 24, junto a academia ao ar livre localizada no acesso Grão Pará, o lançamento da “Carta ao Castelhano”. A iniciativa tem por objetivo envolver não apenas os venâncio-airenses, mas também as lideranças e comunidade regionais, na proteção do manancial responsável por 90% do abastecimento da Capital Nacional do Chimarrão. Além de autoridades municipais, participaram do ato, lideranças de entidades locais, clubes de serviços, Poder Legislativo e Emater além da comunidade.
Um dos líderes do movimento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, contou com o apoio do presidente do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade (IGS), Volnei Correa, para conduzir o momento de conscientização pela preservação do arroio. O prefeito Giovane Wickert e o vice-prefeito Celso Krämer, participaram do ato, bem como a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner.
No documento intitulado “Carta de apoio ao Arroio Castelhano” a proposta busca contribuir para a conservação do arroio e ainda fortalecer um olhar transdisciplinar sobre a água.
Entre as ações incluídas no documento estão seis ações de compromisso:
1 – Garantia do direito coletivo à água como patrimônio público inalienável, com base no respeito à natureza, à justiça social e ambiental e aos valores humanos.
2 – Adoção de políticas públicas para manutenção e melhoria da qualidade das águas, com especial atenção ao uso indiscriminado de agrotóxicos, de resíduos provenientes de atividades humanas, de lançamento de efluentes nos corpos d’água e outros usos degradantes da água.
3 – Proteger as nascentes, áreas de recargas de aquíferos, áreas de preservação permanente e ecossistemas aquáticos.
4 – Reconhecer o papel das florestas na produção de água e na manutenção dos serviços ecológicos de sustentação do ciclo hidrológico.
5 – Maior integração das políticas ambientais, de gestão territorial da água, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão.
6 – Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais na gestão do uso da água e do saneamento.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA