Carnês do IPTU começam a ser enviados aos contribuintes no dia 10

Olá Jornal
dezembro20/ 2017

A partir do 10 de janeiro a Secretaria Municipal da Fazenda inicia a distribuição dos carnês do IPTU 2018. Na data também será disponibilizado o serviço online para impressão do boleto de pagamento do tributo em cota única no site do município. Conforme o secretário, Eleno Stertz, o pagamento parcelado tem vencimento da primeira cota no dia 10 de março e segue até outubro.

“Estamos trabalhando para que esse processo de distribuição ocorra de maneira tranquila e dentro dos prazos necessários. Além disso, haverá a opção de retirar o boleto de pagamento também no balcão de atendimento da Prefeitura, oportunizando melhor acesso ao tributo devido,” argumenta.

A expectativa do poder público é de alcançar os patamares de 2017 em arrecadação com a cota única do IPTU. Neste ano o governo arrecadou no primeiro mês mais de R$ 9 milhões. Entre os fatores que colaboram com a projeção está o valor do desconto e as novas opções do “IPTU Mais”, para pessoas que possuem ações sustentáveis nas residências. A arrecadação total no ano com o tributo municipal deve atingir os R$ 17 milhões.

DESCONTOS
O desconto para pagamento em cota única, até o dia 25 de janeiro de 2018, é de 15%. Já a quitação, também em apenas uma parcela, até o dia 10 de março de 2018, garante abatimento de 10%.

MAIS ABATIMENTO
O programa “IPTU Mais”, que garantirá desconto no tributo para os venâncio-airenses que adotem medidas ambientais. O percentual total poderá alcançar 35% de redução no valor do imposto, levando em consideração residências que possuam árvores no passeio público (3%), áreas permeáveis com cobertura vegetal (2%), calçadas em boas condições e conforme a legislação (5%), sistema de captação de água da chuva (5%), reuso da água (3%), aquecimento solar (3%), energia solar (3%), energia passiva (3%), compostagem ( 5%) e fossa séptica (3%). Nestes casos, o desconto será concedido para quem optar pelo pagamento em cota única. Além disso, cabe ao contribuinte comprovar as ações. Algumas residências serão vistoriadas por fiscais da prefeitura para averiguar as informações.

Olá Jornal