Os candidatos que concorreram às eleições municipais trabalham para prestar contas da arrecadação e gastos da campanha eleitoral. O prazo para a entrega começou no dia seguinte à data da eleição e vai até o dia 1º de novembro. Em Venâncio Aires, somente os candidatos a prefeito movimentaram mais de R$ 555 mil. Após envio do relatório, Justiça Eleitoral analisa todas prestações.
Ao longo da campanha municipal os candidatos apresentaram relatórios prévios ao Judiciário, a partir das movimentações. As exigências visam tornar o processo eleitoral mais seguro quanto à questão de gastos, evitando assim abuso de poder econômico. A não prestação de contas, ou prestação indevida, gera infração grave, estando o candidato ou presidente do partido sujeito as sanções cabíveis. Entre as punições está a negativa para o registro de candidatura em pleitos eleitorais posteriores.
CONTAS
Os quatro candidatos a prefeito, até o momento, não atingiram a cota máxima permitida pela legislação para gastos em campanha (R$ 264 mil). O candidato Jarbas da Rosa (PDT) foi o que mais arrecadou. No período foram R$ 243 mil em receitas e R$ 188 mil de gastos. A coordenação da campanha enviou 11 relatórios financeiros à Justiça Eleitoral. Figuram entre os principais investimentos do candidato a publicidade por materiais impressos (21,38%) e serviços prestados por terceiros (17,47%).
O prefeito eleito, Giovane Wickert (PSB) aparece na sequência. Arrecadou R$ 181 mil para a sua candidatura e desembolsou R$ 166 mil. Enviou até o momento 16 relatórios das contas. Os maiores investimentos foram na atividade de militância e mobilização de rua (23,97%) e publicidade por materiais impressos (21,60%).
PSDB e PT
Vinicíus Medeiros (PSDB) arrecadou R$ 98 mil para a candidatura a prefeito. Deste valor, R$ 89 mil foram gastos até o momento. O principal investimento foi com atividades de militância (31,74%) e doações a outros candidatos/partidos (18,97%). O tucano enviou à Justiça Eleitoral 10 relatórios até agora.
O petista Cesar Schumacher teve R$ 33 mil em receitas, e gastou R$ 30 mil. Os principais investimentos na candidatura foram com publicidade em materiais impressos (34%) e produção de jingles (21%). O candidato encaminhou 16 relatórios prévios para análise do Judiciário.