Uma equipe de 100 pessoas promoverá nesta sexta-feira, 1º de dezembro, às 16h, na Praça da Catedral, uma ativação que tem o objetivo de conscientizar o público sobre o descarte correto das bitucas de cigarro. Denominada Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, a ação iniciada em 2022 pela Philip Morris International (PMI) quer contribuir para mudar o comportamento e atitudes de adultos fumantes que muitas vezes desconhecem o impacto do resíduo no meio ambiente.
O grupo será composto por colaboradores voluntários da empresa, que farão o recolhimento de bitucas descartadas de maneira inadequada e distribuirão bituqueiras portáteis para adultos fumantes. A ação será promovida nas cidades de Santa Cruz do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ), no mesmo dia e, em São Paulo no dia 3/12.
Pesquisa reforça importância da iniciativa
Pesquisa realizada pela PMI, com 12.800 pessoas de 10 países, entre eles o Brasil, apontou que 25% dos adultos fumantes jogam as pontas de cigarro ao chão porque acham isso “normal”. Quando feito um recorte para o Brasil, a porcentagem sobe para 32%.
O estudo também revelou que 75% dos pesquisados pensavam que os filtros de cigarro são feitos de algodão ou papel e apenas 13% sabiam que a matéria-prima principal é o plástico. No caso do Brasil, só 4% dos entrevistados tinham esse conhecimento.
As conclusões da pesquisa reforçam a necessidade de campanhas de sensibilização para ajudar a mudar o comportamento dos adultos fumantes. A cada segundo, aproximadamente 10 mil unidades desse resíduo são dispensadas de maneira inadequada em todo o mundo.
Informações sobre a campanha
“O lixo das bitucas de cigarro é um problema que precisa ser resolvido. Com campanhas como essa, queremos incentivar os adultos fumantes a hábitos mais responsáveis, que fortalecem a educação da população em geral e colaboram com as entidades governamentais para assegurar uma infraestrutura adequada de eliminação dos resíduos”, destaca Bruno Pinto, executivo de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil.
A campanha Nosso Mundo Não é um Cinzeiro está totalmente alinhada à meta global da Philip Morris International (PMI) de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025. Já foi veiculada em outros países e, no Brasil, em 2022, projetos-pilotos passaram por São Paulo, onde foram instaladas bituqueiras nas regiões da Avenida Paulista e Vila Olímpia, e pela região Sul, quando foi realizada distribuição de bituqueiras portáteis em praias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Brasil, a campanha também ganhou o website www.naoeumcinzeiro.com.br, em português, com o objetivo de educar o público sobre o impacto ambiental causado pelo lançamento das bitucas em ruas, praças, praias, rios e outros ambientes. Segundo estatísticas, 61% dos cigarros são consumidos ao ar livre e, na natureza, as pontas ou guimbas, como também são conhecidas, podem levar até 15 anos para se decomporem.
Sobre a Philip Morris Brasil (PMB)
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 30 de setembro de 2023, 82 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 19.7 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 36,2% da receita líquida total da PMI para o terceiro trimestre de 2023. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com.
CRÉDITO: AI PMB