A campanha eleitoral chega à última semana de atividades até o domingo de votação, no dia 06 de outubro. Em Venâncio Aires são 53.758 eleitores registrados em 176 seções. Deste total, 34.519 estão na área urbana e 19.239 são votantes no perímetro rural. Os trabalhos de preparação das urnas é feito pelo cartório da 93ª Zona Eleitoral, que além da Capital do Chimarrão, abrange os municípios de Boqueirão do Leão e Mato Leitão.
Na última semana a movimentação da Justiça Eleitoral também foi para ações judiciais, sobre retirada de publicidade impulsionada nas redes sociais, vídeos e programas de rádio.
Até esta sexta-feira, 27, a Zona Eleitoral com sede em Venâncio Aires já havia movimentado 597 processos, sendo que mais de 299 envolvem registro de candidaturas. Só em Venâncio Aires são 167 candidatos a vereador e 8 candidatos na disputa pela Prefeitura da Capital do Chimarrão (prefeito e vice).
A prestação de contas eleitorais aparece na segunda posição com 258 trâmites judiciais. Já os demais processos somam 27. Propaganda eleitoral pautou 9 ações na Justiça Eleitoral, abuso de poder econômico foram 03 ações e um questionamento envolvendo pesquisas eleitorais. A maior parte dos processos, 314, ou 52,60% já possuem decisão.
Em 2020 o número de processos judiciais durante as eleições municipais alcançou 695 ações, a maior parte de registro dos nomes. Entretanto, naquele ano foram 213 candidatos em disputa por cargos políticos, 209 para vereador, e dois para prefeito e dois para vice.
PREPARAÇÃO
Uma complexa rede logística faz parte das atividades do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, que organiza os locais de votação no domingo, 06. Para a região de abrangência são 212 seções, outras 25 urnas são reserva, para caso necessário durante o período de votação. Ainda no sábado, 05, a Justiça Eleitoral realiza, conforme edital publicado na última semana, a emissão da zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot). O ato reúne representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e dos partidos políticos, federações e coligações, na sede do cartório eleitoral, a partir das 13 horas.
Antes, no dia 04, será realizada Audiência de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Transportador e JE-Connect relativa aos municípios de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão. O trabalho é parte das ações de transparência para auditar a integridade e autenticidade dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024 e, que estão instalados nos microcomputadores do Cartório.
A finalidade dos eventos é comprovar a inexistência de votos computados no Sistema de Gerenciamento da Totalização, além dos sistemas de transmissão de dados. O ato é feito em todo o país, e busca garantir a auditabilidade de todo o sistema eleitoral eletrônico do Brasil.
CALENDÁRIO
Os próximos dias também são marcados pelo encerramento de etapas da campanha, antes da votação. O dia 03 de outubro encerra a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. Também é o último dia para a realização de comícios, bem como debates. No dia 04 de outubro encerra a divulgação paga de propagandas em jornal impresso e impulsionamento em redes. No sábado, 05, até as 22h os candidatos podem realizar distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata. O domingo de eleições, dia 06, inicia às 8h, com encerramento às 17h.