A noite desta segunda-feira, 05, foi solene na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires para marcar o início do ano legislativo de 2024. Os trabalhos da primeira sessão ordinária do ano foram iniciados com homenagens e apresentação do Coral da Paresp. O primeiro encontro oficial não contou com a votação de projetos de lei, apenas a leitura das matérias que serão votadas no próximo encontro, agendado para quinta-feira, 08, que vai ocorrer de forma antecipada em função do Carnaval.
A vice-prefeita Izaura Landim (MDB) participou do ato de abertura dos trabalhos de 2024 e destacou a importância das mulheres na liderança. “Fortalecer a presença da mulher nos espaços públicos e locais de comando. Que esta mesa tenha um ano de trabalho e harmonia,” destacou.
Ao abrir os trabalhos, a presidente Claidir Kerkhoff (União), destacou que os trabalhos serão em prol da comunidade venâncio-airense. “Vamos ter um ano de muito trabalho, e um ano onde novamente terá eleições. Sempre obedecendo as regras do regimento interno e da lei eleitoral. Que hoje começa um ano de muito trabalho e desafios, e ao mesmo tempo cheio de esperança,” afirmou.
ANTECIPADA
Na quinta-feira, 08, os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária. O encontro é antecipado do encontro que ocorreria na segunda-feira, 12, por conta do recesso pelo Carnaval. Na pauta de votações estão previstas leis que altera o regimento jurídico dos servidores públicos de Venâncio Aires, alteração no Fundo Municipal de Defesa Civil, acrescenta vaga de Técnico Administrativo na Administração Municipal, extinção de cargos públicos, e autorização para aplicação de recursos na Apae, Casva e Hospital São Sebastião Mártir, para custear salários de profissionais que acumulam cargo público.
TRIBUNAS POPULARES
Na primeira sessão de 2024 duas tribunas populares foram solicitadas. A primeira utilizada por produtores culturais, Djalma da Silva e Daniel Poletti, que buscaram informações sobre a liberação de recursos da Lei Paulo Gustavo. Para Venâncio Aires foram direcionados R$ 630 mil, com previsão inicialmente de recursos em dezembro. Os valores foram direcionados pelo Governo Federal para incentivos culturais. O secretário municipal de Cultura e Esportes, José da Rosa, deve participar da reunião preparatória das 18h, na quinta-feira, para prestar explicações aos parlamentares.
A segunda tribuna foi utilizada por membros da Cooperativa Regional do Vale Taquari E Rio Pardo. A entidade é a responsável pela gestão da Usina de Triagem de Lixo e terá o contrato rescindido pelo poder público municipal. A medida ocorre pelo não cumprimento das cláusulas contratuais.