A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realiza nesta segunda-feira, 06, a partir das 19h, a primeira sessão ordinária de 2025. Após a posse dos 15 vereadores eleitos na última eleição, realizada no dia 1º de janeiro, a primeiro encontro oficial dos parlamentares ocorre nesta semana. Um projeto de lei está na pauta de votação, para análise em regime de urgência.
A legislação busca autorização do Legislativo Municipal para repassar ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) R$ 445,9 mil. Os recursos foram destinados pelo Ministério da Saúde para suporte nos atendimentos a partir do decreto de calamidade emitido pelo estado, após as enchentes históricas de maio.
No expediente desta segunda-feira, 06, também estão listados nove “Pedidos de Providências”, buscando melhorias e reparos em diferentes pontos do município. Duas indicações também foram protocoladas pelos vereadores Claidir Kerkhoff (Republicanos) e Elígio Weschenfelder (PSB). A primeira busca análise da Administração Municipal para cedência de um prédio à Associação Venâncio-airense de Karatê-do. A segunda, sugere ao Executivo Municipal, avaliação de implementação de uma equipe de apoio à limpeza urbana das calçadas e ruas.
Neste ano a Câmara de Vereadores é presidida pelo vereador Eduardo Luft (PDT). O vice-presidente é, Nelsoir Battisti (PSD), a primeira secretária, Claidir Kerkhoff (Republicanos) e o segundo secretário, Gilberto dos Santos (MDB).
O mandato (2025-2028) atual conta ainda com os vereadores: Eligio Muchila (PSB), Diego Wolschick (PP), Ezequiel Stahl (PL), Nilson Lehmen (MDB) Luciana Scheibler (PDT), Alessandra Ludwig (PDT), Alberto Sausen (Podemos), Everton Dias (PDT), GP Jeferson Schwingel (PP), e Sandra Silberschlag (PP).
A cadeira ocupada por Tiago Quintana (PDT), que assumiu secretaria municipal, será ocupada pelo suplente, vereador Gerson Ruppenthal (PDT). O ato de posse será realizado nesta segunda-feira.