Está na pauta de votações da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 08, o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que pretende apurar o recebimento e uso de recursos direcionados ao município para enfrentamento das enchentes. A CPI tem autoria do vereador Ezequiel Stahl (PL), que defende a comissão para averiguar a situação dos recursos repassados à Venâncio Aires, para auxiliar na reconstrução das áreas afetadas, além do suporte às famílias.
Se aprovado na reunião ordinária do Legislativo Municipal, que inicia às 16h no plenarinho João Jorge Hinterholz, as bancadas poderão indicar nomes de vereadores que irão compor a CPI. O pedido para instalação da comissão conta com assinaturas dos vereadores: Sandra Wagner (PSB), André Kaufmann (PSDB), Diego Wolschick (PP), Eligio Weschenfelder (Muchila) (PSB) e Renato Gollmann (PODEMOS).
No requerimento Stahl afirma que a CPI terá como objetivo “apurar o envio e recebimento, além das devidas e corretas aplicações, eventuais falhas, e negligências das verbas enviadas pelo Executivo Federal ao Executivo Municipal, tendo em vista a demora nas aplicações, e principalmente o desencontro de informações trazidas pelos Governo Federal e o Governo Municipal, tornando ineficaz as ações necessárias projetadas a normalizar a reconstrução das regiões atingidas.”
Se aprovada na sessão, a CPI terá prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos, com a possibilidade de prorrogar por mais 60 dias.