Calendário para as eleições municipais ganha ritmo e partidos articulam alianças

Olá Jornal
julho03/ 2024

Julho amplia as restrições e vedações previstas na Lei das Eleições para o pleito municipal deste ano. Os venâncio-airenses vão às urnas no dia 06 de outubro, para escolher prefeito e vereadores. Os partidos começam as preparações para consolidar nomes e colocar na disputa. Quatro nomes já foram anunciados pelas siglas para tentar assumir o Governo Municipal. Até o dia das eleições, o calendário eleitoral estipula datas para formalização de candidaturas.

O atual prefeito, Jarbas da Rosa (PDT), vai manter a dobradinha com Izaura Landim (MDB) que buscam a reeleição.

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) também já anunciou que disputa o pleito e aguarda pesquisa de opinião para escolher o vice da chapa. O União Brasil indicou o nome da ex-vereadora Cleiva Heck e do empresário Neri Felten. Renato Gollmann, atual vereador, foi o nome indicado para vice pelo Podemos. O vereador André Kaufmann, o ex-secretário de Saúde, Ramon Schwengber, a professora Élida Klamt e Vilmar Bender foram nomes do PSDB para compor a chapa.

O PT também colocará candidatura para disputar a Prefeitura, e o nome do ex-vereador, José Cândido Faleiro Neto é cotado.

O ex-vereador Alexandre Wickert pelo PL e o empresário Maciel Marasca, pelo PP, também formam candidatura dos partidos da direita, para disputar a Administração de Venâncio Aires.

DATAS
Pelo calendário, do dia 20 de julho até 05 de agosto, os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os nomes que irão disputar os cargos. Os candidatos precisam ser registrados até o dia 15 de agosto.

No dia 20 de julho o Tribunal Superior Eleitoral divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa. Na mesma data também começa a valer a possibilidade de candidatos e partidos pedirem direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.

A veiculação da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno.

Olá Jornal