Busca pelo voto ganha ritmo em Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto21/ 2024

Em 45 dias Venâncio Aires escolhe prefeito, vice e 15 vereadores. As campanhas iniciaram de forma oficial no dia 16 e começaram a ganhar as ruas do município, com envolvimento dos partidos e militantes na defesa das candidaturas. Com quatro postulantes à majoritária e 167 ao Legislativo, a apresentação dos planos de governo busca garantir envolvimento com propostas e ações para a próxima legislatura.

A primeira semana de campanha será de oportunidades para os eleitores conhecerem os candidatos a prefeito durante debates, serão dois, nesta quarta e quinta-feira. Neste dia 21, a Rádio Venâncio Aires promove o confronto de ideias. A emissora mantém a tradição de realizar o primeiro encontro oficial entre os postulantes ao governo municipal.

Estão na disputa pela Administração Municipal quatro coligações. Pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), José Cândido Faleiro Neto é o candidato a prefeito e Sérgio Rosa a vice. A coligação Unidos por um futuro melhor (PSB, União, Federação PSDB/Cidadania e Podemos) tem como candidato a prefeito Giovane Wickert e vice Élida Klamt. A coligação Para Frente Venâncio (PDT, Republicanos, MDB e PSD) tem Jarbas da Rosa como prefeito e a vice Izaura Landim, que buscam a reeleição. E a quarta coligação, Endireita Venâncio (PP e PL), tem como candidato a prefeito Maciel Marasca e Alexandre Wickert de vice.

QUEDA
Venâncio Aires registrou queda de 17,5% no número de candidaturas. Somados, os nomes para prefeitos, vices e vereadores, totalizam 175 candidaturas registradas no sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral. Nas eleições de 2020, apesar de duas candidaturas à majoritária, 213 nomes estavam na disputa por cargos políticos.

Essa queda nos registros de candidaturas em Venâncio Aires ocorreu em outras cidades. Entre os fatores que contribuíram para a diminuição está a redução no número de partidos, em função da cláusula de desempenho. As federações partidárias também é fator para menos candidatos nas disputas. E também o limite de candidaturas proporcionais. O Brasil aprovou em 2021 um limite a candidaturas ao Legislativo. Estas são as primeiras eleições municipais em que cada partido ou federação pode lançar, no limite, um total de candidatos a vereador correspondente a 100% das vagas. Nas eleições passadas, esse limite era de 150%.

EMPRESÁRIOS
Segundo as estatísticas dos candidatos de Venâncio Aires, a maior parte dos postulantes a cargos públicos são empresários. A ocupação representa 13,14%, ou seja 23 candidaturas. Agricultor aparece na sequência, com 19 candidatos, representando 10,86%. Comerciante está na terceira posição geral, com 5,71%. A opção “outros” lidera, porém, agrega 27 candidaturas que não apontaram ocupação na listagem disponibilizada pelo TSE, representando 15,43%.

ESCOLARIDADE
Entre os candidatos, o Ensino Médio lidera, é o nível de escolaridade de 38,86% dos postulantes a cargos políticos. Na sequência aparecem os nomes com curso superior completo, representando 28%. As mulheres representam 33% das candidaturas, com 58 mulheres. Os homens somam 67%, ou seja, 117 candidatos. A faixa etária com maior número de postulantes na disputa eleitoral possui entre 45 a 49 anos, com 31 candidatos.

Olá Jornal