BAT Brasil alerta para descontrole ao defender regulamentação de cigarros eletrônicos

Olá Jornal
março20/ 2025

Com mais de 2,9 milhões de consumidores nos últimos cinco anos, em um mercado 100% ilegal, a BAT Brasil alerta para o cenário de descontrole do consumo cigarros eletrônicos no país. Os riscos da falta de regulamentação dos novos produtos de nicotina foram apresentados durante evento no centro de pesquisa da empresa, nesta terça-feira, 18.

Localizado em Cachoeirinha, o Brazil Labs é o segundo maior laboratório da América Latina, oferecendo ciência e inovação do campo ao produto final. Segundo o gerente sênior de assuntos científicos e regulatórios BAT Brasil, Marcos Teixeira, a proibição não é efetiva e a prova é o crescimento de 600% no consumo de produtos fruto do contrabando. “Produto sem controle, nada sabemos o que se está consumindo. Não existe opção para o consumidor”, avalia.

Entre as consequências, cita o aumento casos de doenças relacionadas; descontrole sanitário; perda de impostos, empregos e faturamento; crescimento de acesso indevido aos adolescentes e financiamento do crime organizado.

Teixeira apresentou o cenário regulatório global onde as novas categorias já são regulamentadas em mais de 80 países. “Não é isento de risco mas é uma opção para adultos fumantes que queiram parar. O Brasil está a frente ou atrás do mundo? Na contramão. Precisamos de regras, claras, objetivas, de restrição a jovens, há uma omissão do que precisa ser resolvido”, afirma.

Olá Jornal