Com o objetivo de disponibilizar crédito competitivo, orientado a micro e pequenos empreendedores que buscam ampliação e melhorias nos seus negócios, mas não possuem acesso aos sistemas tradicionais de crédito, o Banco do Povo é um instrumento que viabiliza recursos para concessão de crédito produtivo popular através do plano que financia o Programa Municipal de Microcrédito e Economia Solidária (PROMESVA).
O programa possui dois tipos de linhas de crédito, Capital Fixo e Capital de Giro, que contemplam Microempreendedores Individuais (MEI) ou Trabalhadores Informais, Empresas (ME) e Organizações Limitadas (LTDA). O Banco do Povo é parceiro da Instituição de Crédito Solidário – CREDISOL, uma organização sem fins lucrativos, considerada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.
Como funciona?
O primeiro contato entre o empreendedor e o atendimento do Banco do Povo é para definir valor e simular a melhor linha de crédito, enquadrando o projeto nas formas de financiamento. Nessa etapa é preenchido um questionário, que depois será verificado junto à empresa. O Banco do Povo, então, consulta o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) para confirmar a situação financeira da empresa.
Depois é marcada uma visita ao empreendimento. Nesse encontro, as informações do questionário são conferidas para dar sequência ao atendimento. O banco então gera um laudo para encaminhar à instituição financeira que vai disponibilizar os recursos.
Existem dois tipos de financiamentos: para capital de giro e para capital fixo. Giro é tudo aquilo que diz respeito ao estoque e movimentação financeira da empresa. Já o capital fixo é destinado para aquisição de máquinas, modernização, reformas e ampliação das instalações. Microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de médio porte (ME-Ltda.) podem solicitar linhas de crédito junto ao Banco do Povo. Quem também não possui empresa registrada e pretende abrir uma, nas modalidades de MEI, ME ME-Ltda., também tem acesso aos empréstimos.
O caminho
Como o Banco do Povo é uma agência de fomento, além de atuar como meio para contratação de crédito, também viabiliza o espaço físico para o contato direto do empresário com as agências de investimento e os bancos.
O que é preciso para solicitar o crédito?
Ter um empreendimento em Venâncio Aires;
Ter uma micro ou pequena empresa (formal ou informal) ou trabalhar por conta própria;
Ter experiência produtiva de no mínimo seis meses na atividade que desenvolve;
Utilizar o crédito para investimento no negócio;
Apresentar avalista com renda compatível;
Ter capacidade de pagamento
Não possuir restrição cadastral;
Desenvolver atividade ambientalmente correta;
Receber a visita de um agente de crédito do programa.
Fichas cadastrais e mais informações podem ser solicitadas junto à Central do Empreendedor, prédio anexo ao da Prefeitura, ou pelo telefone (51) 3983-1000, ramal 252.
CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA